Receitas dos clássicos do Mocotó para um réveillon brasileiro

Pra fechar o réveillon com chave de ouro: pudim de tapioca com calda de coco queimado, do chef Rodrigo Oliveira. Hummmm!

Ai, que dureza! Encerrei os almoços deste ano tão agitado e gastronômico num dos melhores restaurantes de gastronomia brasileira de São Paulo (e do Brasil), um local que conheci há quase cinco anos graças ao amigo Marcelo Katsuki. Sim, estou falando do Mocotó, casa de comida nordestina do querido chef Rodrigo Oliveira, na Vila Medeiros. Inspirado pelo almoço delicioso desse fim de ano, peguei três receitas (entrada, prato e sobremesa) que farão sucesso certeiro na ceia de ano novo: os divertidos dadinhos de tapioca com  queijo de coalho, o clássico escondidinho de carne seca e o inesquecível pudim de tapioca com calda de coco queimado. Então bote um forró no iPod, bote um avental decente e vamos colocar um belo sotaque pernambucano no seu réveillon.

Dadinho de tapioca com queijo de coalho, com molhinho de pimenta e suco de morango.

Dadinho de tapioca com queijo de coalho

250 g de tapioca granulada
250 g  de queijo de Coalho
500 mil de leite quente
8 g de sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)
1 pitada de pimenta branca

Misture o queijo ralado e a tapioca e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h. Corte em cubos e frite por imersão a 180ºC até dourar. Sirva com molho de pimenta (Sweet Chilli Blue Dragon) Rende 8 porções.

A maior vedete da casa: o escondidinho do Rodrigão!

Escondidinho de carne seca

1 kg de mandioca cozida
250 ml de leite integral
100 g de manteiga sem sal
350 g de requeijão cremoso
2 unidades de cebola-roxa em rodelas finas
50 g de manteiga-de-garrafa
100 g de queijo-de-coalho ralado
Sal e pimenta branca a gosto

Amasse a mandioca com um espremedor de batatas e retire os talos. Junte o leite aos poucos até ter um purê firme. Finalize com a manteiga, pimenta branca e o sal. Reserve. Puxe a carne-seca com a manteiga-de-garrafa e a cebola roxa. Reserve.
Espalhe uma camada fina de purê no fundo de uma assadeira. Distribua o recheio de carne-seca uniformemente. Cubra com o requeijão e por cima o restante do purê. Finalize com o queijo-de-coalho ralado e asse a 200º até dourar. Sirva com uma salada simples de folhas, tomate e cheiro-verde. Rende 6 porções.

Pudim de tapioca com coco. Parece muito bom... e é mesmo!

Pudim de tapioca com calda de coco queimado

75 g de tapioca granulada
375 ml de creme fresco
200 ml de leite de coco
100 ml de leite
1 lata de leite condensado
2 ovos
2 gemas

Calda para a forma
200 g de açúcar
80 ml de água

Calda de coco queimado
500 g de açúcar
150 ml de leite coco
100 ml de água
3 anis-estrelados
Crocante de coco
500 g de coco fresco

Hidrate a tapioca com o creme fresco e o leite de coco por pelo menos duas horas e reserve. Faça um caramelo para a forma com o açúcar derretido e a água. Espalhe numa forma para pudim e reserve. Prepare a calda de coco caramelizando o açúcar e juntando o anis, a água e o leite de coco. Cozinhe até obter o ponto de fio grosso.
Para o crocante, espalhe o coco ralado em uma assadeira forrada com silicone e asse em forno baixo, mexendo sempre até dourar. Misture os ovos, as gemas, o leite e o leite condensado. Mexa bem, coe numa peneira fina e junte à tapioca hidratada. Coloque a mistura na forma caramelada e asse em banho-maria a 150º por 40 minutos ou até firmar. Resfrie o pudim e sirva com a calda quente e o crocante de coco. Rende 8 porções.

Mocotó - R. Nsa. Sra. do Loreto, 1.100, Vila Medeiros, tel. (11) 2951-3056, www.mocoto.com.br

About these ads

2 comentários sobre “Receitas dos clássicos do Mocotó para um réveillon brasileiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s