Segredinhos portugueses para fazer o melhor bacalhau

Olho vivo no bacalhau! Segundo o chef Vitor Sobral, da Tasca da Esquina, o melhor tem a carne bem branca, quase azulada, e deve ser cozido com pele e espinha.

Meu primeiro almoço do ano foi uma bacalhoada! Feita pela mamma Marilene, claro. Apesar da forte ascendência italiana na família (saca só o calibre da minha napa!), os Ferraro aqui são fãs da culinária portuguesa, inclusive os doces. Então, vira e mexe rola um bacalhau na mesa. Mamma estava animada também porque lhe contei sobre uma aula sobre o preparo do bacalhau que tive com o chef português Vitor Sobral, sócio da Tasca da Esquina (aqui e em Lisboa). Por exemplo: você deve ou não tirar a pele e a espinha do bacalhau antes de cozinhá-lo? Quer saber a resposta?

O chef português Vitor Sobral, na cozinha da sua Tasca da Esquina, não perdoa: "Tudo que é refinado é ruim"

Bem… jamais tire a pele e a espinha do lombo do bacalhau antes de cozinhá-lo! Segundo o chef Vitor Sobral, perto da espinha é que se concentra a gelatina, que dá mais sabor à carne do peixe, e a pele “protege” do calor e confere maior suculência. E nada de comprar o peixe já desfiado: compre a posta e desfie você mesmo, que ficará mais gostoso. A “aula” foi durante uma tarde de sexta-feira, uma semana antes do natal, na cozinha da Tasca da Esquina. Em meio a alguns jornalistas, Vitor deu dicas e desfez mitos, enquanto preparava dois pratos maravilhosos: bacalhau à Brás e arroz de bacalhau.

O sensacional bacalhao à Brás: peixe desfiado, misturado à batata palha, ovo e azeitona. Parece tão simples de fazer...

Outro mito que cai: dessalgar o peixe no leite. “Guarde o leite para o café da manhã. Para o bacalhau, não resolve. Use água mesmo, e fria, entre 5ºC e 8ºC”. Ou seja, mantenha na geladeira, por três dias, trocando a água de quatro a cinco vezes por dia. Daí sim, estará bem dessalgado. As lascas, partes menos nobres do peixe, nas extremidades e perto do rabo, não precisam passar por tudo isso e podem ser usadas para preparar outras receitas, como bolinho, saladas.

O segredo de um prato está nos bons ingredientes: arroz caldoso, pimentões e tomates sem pele ou sementes, bacalhau bem cozido... e a mão do chef Vitor Sobral, ora pois!

Quanto ao preparo, nada de óleo ou azeite comum. “Tudo que é refinado é ruim. Use sempre use o azeite extra-virgem, sem dó de gastar. Atenção também a outros ingredientes para não comprometer a qualidade do prato: tomates e pimentões sempre sem pele e sementes. Na receita que leva arroz, prefira o arbóreo, e não o agulhinha. “O arroz caldoso é melhor do que os mais secos para acompanhar o bacalhau”, diz o chef.

Surpresa da tarde: bacalhau num molho cremoso, feito com a gelatina que se solta no cozimento e o azeite extra-virgem

Neste ano, aliás, Vitor Sobral vai lançar o livro Bacalhau Para Todos, com mais de 500 receitas com o peixe. Haja azeite! Vi as provas da capa e de algumas páginas e já fiquei doido pra ter um exemplar: fotos lindas (não só de pratos!), receitas maravilhosas, projeto gráfico bem bacana. Chega ao Brasil antes da Páscoa, provavelmente em março.

Essa era só a prova: o livro mesmo chega antes da Páscoa, provavelmente em março

Quem não tem paciência ou talento para preparar bacalhau, vá lá na Tasca e coma um dos pratos do Vitor, tomando um vinho verde. Eu vou tentar fazer o bacalhau à Brás e depois conto como ficou – e dou a receita.

Se der tudo errado em casa, peço socorro ao chef Sobral!

Tasca da Esquia – Al. Jaú, 1303, Jardins, tel. (11) 3081-1160,  www.tascadaesquina.com/SP

About these ads

7 respostas em “Segredinhos portugueses para fazer o melhor bacalhau

  1. A materia me parece mais uma promoçao de venda do livro, e
    para quem como eu entrou aqui esperando uma receita ficou com o bacalhau no congelador.

    • Oi, Weverson! Esse post é meio antigo, tem um ano, o livro do chef nem hjavia sido lançado ainda (e te garanto que não era “promoção” do mesmo pois nem eu tenho o livro até hoje, hehe). Eu aproveitei uma aula que ele deu sobre o preparo do bacalhau pra tirar umas dúvidas de sempre (como dessalgar, qual o melhor tipo pra comprar etc.). Na ocasião, o chef Sobral não passou nenhuma receita específica, apenas nos mostrou como preparava o peixe. Eu até tentei depois pegar receita de um dos pratos que provamos, mas não consegui. Vamos fazer o seguinte: vou atrás de uma receita de bacalhau para te passar. Se vc já fez o seu, que estava no congelador, sem erro. Você olha a receita e, se curtir, guarda ela pra usar na próxima vez que comprar o peixe. Obrigado pela sua mensagem! Abraço!

  2. Oi cara amigo. Poderia me dizer se os peixes que se faz o processo de salgamento (bacalhau) me diz por favor se eles são peixes de couro ou não.Não consigo achar resposta pra isto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s