Inovei: receita de risoto de pinhão com fotos do passo-a-passo!

Risoto de pinhão, feito no Grande Hotel Campos de Jordão, do Senac: cremoso e próprio pro inverno

Olha só que bacana: o Senac firmou uma parceria com a École Lenôtre, famosa escola de gastronomia da França (onde estudou minha querida Renata Cruz, chef do restaurante Amici). Serão quatro cursos de extensão universitária em 2012, no campus da Aclimação, ministrados por professores da escola francesa com o auxílio de profissionais do Senac, com duração de 4 dias. Haverá também dois workshops, de 6 horas cada, no Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão. Para comemorar a parceria, o Senac mandou um kit fofura e uma receita de risoto de pinhão, feita pelo chef Rodrigo Mezadri, do Grande Hotel Campos do Jordão. É fácil, charmoso e próprio pro inverno. Confira a receita passo-a-passo, com as fotos de cada etapa! (e veja também informações sobre os cursos logo depois)

Risoto de pinhão

320 g de arroz arbóreo ou carnarólio
1,5 litro de caldo de legumes, fervendo
40 g.de manteiga
60 g de cebola picada
150 ml de vinho branco seco
200 g de manteiga gelada em cubinhos
90 g de queijo parmesão ralado
100 g de pinhão em conserva
Sal a gosto
Ceboulette para decorar

Em uma caçarola grande, derreta a manteiga e deixe dourar a cebola por 2 minutos. Acrescente o arroz arbóreo e misture rapidamente.

Adicionar o vinho e deixar que se evapore. Em fogo alto, vá adicionando o caldo fervendo e mexendo continuamente. Adicione o caldo até que o arroz esteja 50% cozido. Acrescente o pinhão picado e continue cozinhando.

Adicione água se necessário. Quando o arroz estiver cozido al dente, retire do fogo. Adicione os cubinhos de manteiga gelada, o queijo parmesão e o sal. Mexa vigorosamente. Descanse por pelo menos 3 minutos antes de servir.

Para dar um toque especial, sirva na cocotte e decore com o ceboulette.

Gostou do cineminha? Agora veja as informações sobre o primeiro curso. Os temas seguintes serão Peças montadas e croquembouche, Terrines e charcuterie tradicionais e A arte do trabalho em açúcar (adivinha se já não fiquei com vontade de fazer este último?)

Curso de extensão universitária Wok e Cocottes: Sabores e Criações – de 7 a 11 de maio (40 horas/aulas), R$ 3.596, 16 vagas. Senac Aclimação – Rua Pires da Mota, 838, Aclimação. Informações e inscrições: www.sp.senac.br/aclimacao

Workshop Wok e Cocottes: Sabores e Criações - 12 de maio (6 horas), R$ 795 20 vagas, Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão – Av. Frei Orestes Girardi, 3549, Vila Capivari, Campos do Jordão. Informações e inscrições: www.sp.senac.br/campuscamposdojordao

About these ads

Uma resposta em “Inovei: receita de risoto de pinhão com fotos do passo-a-passo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s