Ovo pochê passo a passo!

Vamos perder o medo e aprender a fazer essa maravilha pro cafê da manhã? Acabei de preparar estes – e se eu consegui, você vai ver como é fácil!

Minha nova mania é fazer ovo pochê. pra dar um enriquecida no café da manhã. Não, não sou especialista de nada na cozinha, mas há cerca de um mês vi a chef americana Anne Burrell ensinando alguns truques culinários no Discovery Home & Health e e resolvi me arriscar – com ela parecia tão fácil! Bem, mais de uma dúzia de ovos depois, alguns amigos e seguidores no Instagram (onde posto muitas fotos de comida, quem quiser é só adicionar jrferraro) me pediram pra fazer um tutorial aqui no blog. O lance é não ter medo do pochê – afinal, se você errar o prejuízo nem é grande, é só um ovo! E se eu consegui, você faz com o pé nas costas! Bora no passo a passo!

Pegue uma panela média, coloque uns 4 cm de água, adicione 50 ml de vinagre e bote pra ferver. O vinagre é muito importante aqui: ele ajuda à clara coagular mais rapidamente.

Enquanto isso, vamos fazer as torradas. Ponha duas fatias de pão de forma (eu uso integral) numa assadeira pequena, despeje azeite sobre elas (dos dois lados), e deixe no forno de médio pra alto.

Já deixe prontos os dois ovos (de médio pra grandes), a escumadeira, uma xícara de café pra despejar o ovo já aberto na panela (frescurinha minha, mas tudo bem), e um prato com papel toalha dobrado.

A água ferveu? Baixe o fogo e lá vamos nós: despeje delicadamente na água o ovo que está na xícara. Sim, ele fica estranho, se espalha, parece que deu tudo errado, mas é assim mesmo. (Algumas pessoas fazem um rodamoinho na água antes de por o ovo; nunca fiz e tenho medo disso). Deixe-os cozinhando por cerca de 2 minutos, pra obter uma clara durinha e a gema molinha.

Lembra das torradas? Então, vire o pão pra assar o outro lado também! Não queremos uma fatia dura de um lado e mole do outro, né?

Recolha o ovo delicadamente com a escumadeira (confesso que numa das vezes, a gema estourou nesse momento e tive de jogar tudo fora, inclusive a água!)

Repouse tudo sobre o papel toalha, para absorver o excesso de água. Algumas receitas indicam colocar o ovo em água gelada pra parar o cozimento. Nunca fiz assim e o meu fica gostoso do mesmo jeito. #soudesses

Coloque cada ovo BEM DEVAGAR sobre a torrada, tempere com sal e, se gostar, pimenta. Eu coloco pimenta verde, que é leve e deixa um aroma delicioso.

Pronto. Assim que eu gosto: a clara consistente, a gema mole escorrendo quentinha sobre o pão torrado (mas não ressecado). Viu como é fácil? Faça o seu e conte sua experiência pra mim!

About these ads

5 comentários sobre “Ovo pochê passo a passo!

  1. Para fazer o redemoinho antes, você precisa de uma panela menor e mais alta (eu uso leiteira). Mesmo esquema: água fervendo com vinagre, use uma colher ou fuê para girar a água e despeje o ovo no meio do redemoinho. Ele ficará bem redondinho. Se for fazer mais ovos, vá renovando o vinagre. O resto você já sabe. :)

    Tem também como fazer usando plástico filme, quando precisar fazer vários de uma vez. Se quiser saber como, me avisa. Abs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s