O paraíso dos bolinhos chega a SP

Humm… Bolinho de grão de bico, recheado de bacalhau com conserva de azeitonas pretas (R$ 26, 6 unidades)

Não sei você, mas eu sou fanático por bolinhos. E isso desde criança – amava tanto os bolinhos de carne ou de couve-flor da minha mãe quanto os bolinhos de chuva da minha avó (aliás, a danada tinha uma versão com laranja que era de flutuar). Assim, a chegada do Aconchego Carioca a São Paulo me deixou muito animado. O bar carioca, inaugurado há 10 anos, ficou famoso pela comida, principalmente pelos bolinhos, executados brilhantemente pela chef Kátia Barbosa. Ela é uma das sócias da filial paulistana, junto com Edu Passarelli e André Clemente, aberta oficialmente hoje. Agora, preste atenção: são OITO tipos de bolinhos no menu. Pense numa pessoa perdida de tanta felicidade diante dessa lista – esse sou eu. Mesmo assim, me contive e provei quatro tipos, afinal tinha de comer outros itens do cardápio. E tem muita coisa boa. Bora ler o resto?

Meu preferido, e uma exclusividade de SP, é o bolinho virado à paulista (R$ 21, 6 unidades): massa de feijão carioca recheada com couve, linguiça, bisteca e ovo. Já pode morrer de alegria?

O mais famoso é o bolinho de feijoada (R$ 21, 4 unidades), recheado com couve e bacon, que vem acompanhado de torresmo e batidinha de limão. Comi dois. Sou desses. E ainda mandei pra baixo bolinho de abóbora com carne seca (R$ 23, 6 unidades). Paciência, sabe?

Nem só de bolinho vive o Aconchego SP. Prove essa maravilha chamada Almofadinha (R$ 25, 6 unidades): pastéis fofinhos de tapioca, com recheio cremoso de camarão.

Tradição da botecagem: pastel de carne seca (R$ 26, 10 unidades), com massa sequinha e recheio saboroso, bem temperado. Né?

O bar tem boas opções de pratos também. Como esse bobó de camarão (R$ 82, para 2 pessoas), o crustáceo refogado com purê de aipim, leite de coco, azeite de dendê, acompanhado de arroz e farofa de dendê.

Fiquei besta com as sobremesas, todas ótimas. Uma das melhores foi o pudim de leite com cachaça (R$ 15).

Olha que incrível esses palitos fritos de queijo de coalho, com goiabada cremosa, bem pedaçuda (R$ 18).

Um clássico reinventado: mini arroz doce cremoso brulée (R$ 18), ou seja, com casquinha de caramelo por cima.

Sem contar a extensa carta de cervejas assinada por Edu Passarelli (ex-Melograno), com cerca de 200 rótulos do mundo todo, caipirinhas, drinques e cachaças especiais. Ah, uma dicona pra você: de terça a sexta, o Aconchego Carioca serve almoço executivo por R$ 32,90, incluindo entrada, prato e sobremesa. Sexta, por exemplo, tem salada de abobrinha marinada, ervilha torta, rúcula e castanha do pará pra começar, seguida de arroz de crustáceos como principal e os tais palitos de queijo com goiabada de sobremesa. Aí, sim!

Aconchego Carioca – Al. Jaú, 1372, Jardins, tel. (11) 3062-8262

About these ads

3 comentários sobre “O paraíso dos bolinhos chega a SP

  1. Sensaciona. Visitei e é realmente algo fora de série. Vale conferir. Ótimo lugar para um HH com a galera para desfrutar boa cerveja + deliciosos aperitivos…

  2. Fiquei com água na boca! E o Aconchego Carioca é pertinho da minha casa, acho que vou ter que ir lá amanhã!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s