Morena em capítulos

O livro de Morena Leite: 25 desejos de se empanturrar

Por conta de outro evento na quarta-feira, acabei perdendo o lançamento do livro Capim Santo – Receitas para Receber Amigos, elaborado pela chef Morena Leite para comemorar os 25 anos do famoso restaurante baiano. Sim, o Capim Santo começou pequenininho, em Trancoso, fundado pelos pais de Morena, Fernando e Sandra. Só chegou a São Paulo em 1999, já sob comando da filha. Hoje, virou grife, tem serviço de bufê e até um filhote, o Santinho, no Instituto Tomie Ohtake.

 

Bolinhos de camarão... já pode morrer de comer isso?

Conheci o Capim Santo quando ele ainda ficava na Vila Madalena. Foi um dos primeiros restaurantes a transformar a tranqüila praça da rua Delfina num agitado ponto noturno. Hoje, ali há vários bares e restaurantes – como o agradável Astor. O Capim se mudou para os Jardins em meados da década passada. Em 2005, a comida de Morena bombou em Paris, quando realizou um coquetel para 500 pessoas, celebrando o Ano do Brasil na França, com a presença dos presidentes dos dois países.

Entradinhas: blinis com ovas e pão de capim santo

Ok, Morena é demais, mas o que tem esse livro de especial, além da história do restaurante? As receitas, oras! São 25, uma para cada ano, escolhidas pela chef como representantes de sua trajetória no Capim Santo. E ainda tem dicas de baqueteira para receber amigos, como as quantidades de bebidas e canapés para x pessoas e a divisão entre proteínas, guarnições e sobremesa.


Vieiras carameladas com capim santo, mil-folhas de tapioca com aratu, vinagrete de patinhas de caranguejo, croquete de palmito pupunha com molho de limão-cravo, petit gateau de capim santo… Só de ler os nome das delícias dá vontade de morder o livro. Ao lado tem as fotos maravilhosas de Antonio Rodrigues e daí a coisa aperta. Eu já queria meter um avental e dar uma de Moreno Ferraro na cozinha. Ok, estou anos-luz da baianidade e do talento da moça, mas está tudo tão bem explicadinho no livro que até eu posso fazer algumas receitas de lá.

Ou pelo menos tentar.

Capim Santo – Receitas para Receber Amigos, Morena Leite, 85 pg., R$ 69, Ed. Boccato / Cook Lovers

Anúncios

Uma resposta em “Morena em capítulos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s