Passei o dia bebendo!

Talita Simões, do bar At Nine, ganhou o concurso de melhor barman do Brasil. A final mundial será na Índia

Hoje comecei a beber às 11h da manhã. Não, não baixou a Heleninha Roitman em mim. Nem a Santana! Fui jurado da etapa brasileira do World Class 2011, concurso promovido pela Diageo para eleger o melhor barman do mundo. É tipo a “copa” dos bartenders. O vencedor brasileiro disputará a final mundial em Nova Deli, na Índia.

 

Crossdress, do João Jourdan (Miam Miam, RJ): drinque macho (gim com infusão de framboesa, bem forte!), com cara de mulher. Esse povo é criativo!

No caso, foi a vencedora. Sim, a santista Talita Simões, bar chef do At Nine, bateu os 23 concorrentes e levou o título. Na primeira rodada, em abril, ela ficou em segundo (o primeiro foi Henrique Monteiro, do Kinoshita, que ganhou uma viagem à Holanda, pra conhecer a fábrica da vodca Ketel One). Hoje, na soma dos pontos, Talita passou o colega e virou a campeã.

Red Don foi o drinque feito pelo Ronaldo Lima, do Oliver, de Brasília. Tequila, abacaxi, água de coco, cranberry e menta. Mas não enjoava, não!

Infelizmente não provei o drinque vencedor, pois estava em outra bancada de jurados, mas sei que é um coquetel à base de gin, gengibre e outras coisinhas (darei a receita em breve aqui). O concurso foi na boate Kiss & Fly, o reino dos brilhos (hihihi). Mas não vou fica chochando porque o resultado foi bacana e, como você já deve ter notado, deu pra tomar meus bons drinque – dez, pra ser mais específico.

Tinha até drinque dentro da maçã! Esse é o Eva's Sin, do André Paixão, com tequila. Tropicaliente no paraíso.

Claro que a gente não toma inteiro. Sente o aroma, dá duas bicadas, cheira de novo, bebe um pouquinho e dá as notas. Entre um concorrente e outro, pãozinho e água. Teve coisa diferente, algumas estranhas, poucas bem criativas. Vejam alguns dos coquetéis que julguei nas fotinhos.

O Rafael Morotti, da Forneria Daslu, misturou tequila com caldo de cana (!), clara de ovo (!!) e açúcar de capim santo (!!!)

O evento teve a presença do britânico Angus Winchester, embaixador global do gim Tanqueray 10. Ele também é conhecido como o “guru do Martini perfeito”. Depois do concurso, o simpaticíssimo craque preparou o tal dry martini perfeito pra mim e pra alguns jurados.

Angus Winchester, o guru, prepara o "dry martini" perfeito. Imagine eu fazendo isso, gente?

Algumas surpresas: primeiro a proporção de vermute (Noilly Prat) usada – quatro doses de gim para uma de vermute. Achei muito, mas na hora que tomei, bateu perfeitamente. Segundo: o coquetel dele não é stirred (misturado) nem shaken (batido na coqueteleira). Ele mistura os ingredientes num mixing glass, já com gelo, e despeja em outro recipiente, a uma boa altura. “Assim você mistura bem, oxigena a bebida e não cria farpas de gelo, que diluiriam o drinque”, explicou. Quero tentar em casa, mas já sei que vou fazer uma esparrela tão grande que é melhor treinar antes com bebida ruim. Ou só água!

Sua majestade, o dry martini. A bebida estava geladíssima!

E ele não coloca azeitonas na finalização. Apenas torce rapidamente uma casca de limão por cima e esfrega a mesma nas laterais da taça. Angus explica: “Nunca passe na borda do copo, pois ali entrará em choque, mudará com o paladar do cliente. As mulheres entendem bem isso: colocam perfume apenas em locais estratégicos, para criar um aroma. Os homens esfregam na cara de qualquer jeito. Tem de ser sutil.” Tá?

Pasion Roja, do Marcos Costa (Astor Ipanema): gim com limões, cranberry, licor de ananás e casca de grapefruit. Tomaria o dia todo, na piscina

Enfim, saí de lá às cinco da tarde, feliz, mas consciente (pode guardar a dose de veneno, hunf!). Em breve vou visitar Talita no At Nine pra tomar o drinque campeão, tirar foto e dar a receita. Aliás, vou tentar fazer alguns coquetéis do concurso e comentarei aqui os resultados. Se eu sobreviver ao coma alcoólico, claro.

Uma resposta em “Passei o dia bebendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s