O (feliz) dia em que almocei no Jamie Oliver

Confit de pato com espinafre e polenta branca: Jamie Oliver conquistou meu coração

Oi, volta ao trabalho! Pois é, amigos, o sumiço (temporário) desse blog se deveu, entre outras coisas, às merecidas férias de um mês. A boa notícia é que comi muito (nossa que novidade…) nesses 30 dias e vou contar o que conheci de mais bacana em Londres e Recife, as duas cidades onde gastei meu tempo livre e o resto da sanidade bancária.

E vamos começar com a aventura com um dos almoços mais legais do ano: minha visita ao Fifteen London, restaurante do chef inglês Jamie Oliver. Já sei: você está imaginando que devo ser rico-milionário-eikebatista para almoçar no restaurante de um cara tão famoso e pagar em libras, né? Ledo engano! Os preços do menu de almoço fica muito abaixo do que se imagina e bem mais barato do que a maioria dos restaurantes semelhantes em São Paulo.

 

A fachada do restaurante, que fica a 5 minutos (a pé!) da estação de metrô Old Street

Reservei minha mesa na madrugada anterior, pela internet, e segundos depois recebi o email de confirmação. Pela rapidez da resposta, achei que a casa devia andar às moscas. Quando cheguei, surpresa: estava lotado e a única mesa disponível era aquela reservada para mim. Jamie sambou na cara da recessão inglesa!

Para abrir os trabalhos, burrata cremosa com folhas, figos e nozes

Já que estava ali, fui no menu completo: uma entrada, dois pratos principais, uma sobremesa e duas taças de vinho, cada uma harmonizada com os principais. A água (Belu Water) e o couvert (pão macio assado na casa e azeite) eram cortesia. Outro detalhe: cada etapa do menu tem cinco opções, inclusive a sobremesa, e todas receitas estão no menu a la carte do jantar. Nada de empurrar prato mais em conta no menu-executivo.

Minha entrada foi uma burrata (mussarela cremosa, amanteigada da região italiana de Puglia) com folhas, figos italianos com mel, nozes e redução de balsâmico. Bem fresquinha e na medida certa para quem pretende ainda enfrentar dois pratos e sobremesa. Em seguida, uma pequena maravilha: gordos raviólis recheados de cavala, couve-flor e limão, no brodo cremosinho de tomilho e sementes de romã. Tudo acompanhado de um vinho branco australiano (cuja uva anotei no iPhone e depois apaguei sem querer, #burro).

Outra boa surpresa de Jamie, o primeiro prato principal: ravioli de cavala e couve-flor, no brodo de tomilho e romã

Se eu já estava gostando muito do menu preparado pelos pupilos de Jamie Oliver, o segundo prato elevou minha opinião a patamares de adoração. Trata-se de confit de pato, com a pele crocante e carne ultra macia, soltando fácil fácil do osso, sobre leito de espinafre cozido e polenta branca, ao molho de estragão. O vinho era um sangiovese. Comi tudinho e quase dei um beijo na garçonete simpática-porém-muito-prática que parecia ter uma maquininha nos pés.

Adorei a torta de chocolate com caramelo salgado e sorvete de creme. Só nao entendi a pancetta

Pra terminar, escolhi uma torta mole de chocolate com caramelo salgado, acompanhada de sorvete de crème fraîche (espécie de creme de leite francês, bem aveludado) e um pedacinho de… pancetta! Eu adorei a mistura de doce-salgado-cremoso da receita, mas confesso que até agora não entendi aquela lasca de bacon em cima do sorvete  –  a única nota dissonante de um almoço quase perfeito.

Na hora de pagar a conta… 45 libras. Incluindo os 12,5 % de serviço e uma libra de doação para a fundação de Jamie Oliver. Sim, amigos, desembolsei cerca de 130 reais nessa ótima refeição, no restaurante de um chef-estrela, famoso em todo o mundo. E assim, de barriga cheia e coração satisfeito, que fui bater perna na Oxford Street para gastar as libras que sobraram e estavam coçando na carteira.

Fifteen London – 15 Westland Place, Old Street tube station, tel. (4420) 3375-1515, www.fifteen.net

Anúncios

Uma resposta em “O (feliz) dia em que almocei no Jamie Oliver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s