Dá pra harmonizar japa com rum?

Sushis de salmão, maçaricados com uma saboraosa manteiga de trufas e toques refrescantes de yuzo. Já posso pedir mais uns dez desses, seu Mura?

Bem, ao menos no Kinoshita essa combinação deu certo. O chef Tsuyoshi Murakami criou um menu especial que harmoniza receitas japonesas com o rum guatemalteco Zacapa, recém-chegado ao Brasil (lembra, contei essa história aqui). São cinco pratos, servidos com o Zacapa 23 on the rocks  (leve, que desce redondíssimo) e uma sobremesa, acompanhada da versão XO, que lembra um vinho do porto. Vem comigo saber como é esse menu!

.

Murakami já havia executado harmonizações da sua kappo cuisine com destilados, como a vodca Cîroc e o uísque Johnny Walker Blue Label, com bons resultados. Dessa vez, acertou a mão novamente, com receitas familiares ao paladar, porém de execução elaboradas e até resultados surpreendentes. É caso do sushi de salmão, velho conhecido de quem curte culinária japonesa. Aqui, ele vem em três unidades, mas nada de mergulhar no shoyu: o sushi já vem maçaricado com manteiga de trufas e yuzo, uma espécie de limão japonês que dá uma certa refrescância à iguaria.

Minha iguaria japonesa preferida, sashimi de atum, casadinho com foie gras e molho teriyaki. Ecologicamente incorreto? Pode ser. Mas gostoso à beça!

Outro prato é bem familiar aos fãs de japa – aliás, meu favorito: o sashimi de atum. Mais uma vez, nada de shoyu: duas fatias perfeitamente fatidas (e gordinhas) do peixe chegam à mesa “casadas” com dois nacos de foie gras, com molho teriyaki ao fundo. Morri dez vezes de tão bom que isso estava, ainda mais como combinou perfeitamente com o rum.

Crocância à vista: vieiras empanadas em panko, com molho tonkatsu

O menu tem algumas “surpresas”, como o onsen tamago, ovo cozido lentamente em “águas termais da primavera”. Resultado? Clara cremosa, gema com  sabor marcante, perfeitamente misturado ao caldo dashi, com tomates momotaro e tempura . Depois de toda essa cremosidade, Murakami manda dá uma guinada nas texturas e manda vieiras empanadas na farinha panko (farinha de rosca japonesa, feita com pão ralado em flocos), bem crocantes. O paladar agradece!

Pra fechar, pancetta de porco com purê de mandioquinha e toques de limão. Tudo bem, o rum dissolve a gordura, não? #VaiGordinhoCínico

O último prato do menu é uma barriga de porco com casquinha crocante, acompanhada de purê de mandioquinha com limão e um toque de pimenta. Depois dessa delícia, o que pode ainda despertar interesse? Pois é, lá vem um bolo de chocolate Valhrona com morango, lichia, morango e crocante de chocolate branco – também da marca francesa. Como eu já havia dito, sobremesa harmonizada com o quase licoroso Zacapa XO.

Bolo de chocolate Valhrona com morango, lichia, morango e crocante de chocolate branco. Servido com o Zacapa XO. Caso encerrado.

Esse cardápio especial ficará “em cartaz” no Kinoshita por três meses. Custa R$ 390 por pessoa, incluindo o rum. Sim, é caro. Mas o resultado é muito bom – assim como o rum. Cabe a você calcular se vale o investimento.

Kinoshita   R. Jacques Félix, 405,  Vila Nova Conceição, tel. 3849-6940, www.restaurantekinoshita.com.br

Anúncios

Uma resposta em “Dá pra harmonizar japa com rum?

  1. Pingback: Já tomou Água do Mar antes do sushi? | que delícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s