
Bolo guirlanda de nozes recheado de quindim, do Lucas Corazza: ainda bem que eu tinha acabado de correr uma hora!
Conheci o chef pâtissier Lucas Corazza, do Bar.bar Gastronomia, no meio do ano, quando fiz uma matéria sobre um dos melhores doces que já comi, criação do grande Corazza: o bolo rocambole “em pé”, uma massa super macia em espiral recheada com goiabada molinha e creme de mascarpone e limão. Sim, salivo só de lembrar. Não é que outro dia, o danado foi até minha academia para me levar duas sobremesas de seu cardápio de ceia de Natal? Uma delas é essa lindeza da foto, um bolo guirlanda de nozes – sem farinha – recheado com quindim e coberto com suspiro.
A outra guloseima de Lucas foi a buche brésilienne. Uma loucurinha de sabores e muitas calorias: mousse de castanha de cajú, com mousse de banana da terra, panetone de frutas secas e biscuit de chocolate sem farinha. Tá bom pra vc? Enfim, o chef, que além de talentoso não é nada egoísta, também cedeu uma receita pra você preparar na ceia de natal, as rabanadas recheadas. Sim, você leu corretamente: re-che-a-das. Imagine só, se rabanada já é uma delícia assim, simplesinha, recheada então é pra fazer Papai Noel deitar no seu sofá, soltar o cordãozinho da calça vermelha e roncar depois de encher o bucho! Vamos à receita!
Rabanadas Brasileiras
Creme Inglês:
2 xícaras (chá) de leite Integral
140 g de açúcar refinado
6 gemas
Essência de baunilha a gosto ou 2 favas de baunilha
Doce de Banana:
3 bananas da terra
8 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de suco de limão
Montagem:
Pão francês ou baguete amanhecidos
Creme de avelã com chocolate
Açúcar
Canela-em-pó
Manteiga Clarificada:
200g de manteiga sem sal
Modo de preparo
Creme Inglês:
Aqueça o leite em fogo baixo junto com as favas de baunilha – caso use, senão espere para adicionar a essência. Num outro recipiente, misture as gemas e o açúcar usando um batedor.
Quando o leite estiver aquecido, adicione no recipiente das gemas com o açúcar, sempre batendo. Volte a mistura de leite e gemas ao fogo baixo até atingir 83ºc, ou ao levantar a colher e passar o dedo nas costas da colher, o creme fique marcado. O importante é permitir a gema cozinhar e o creme encorpar. Remova do calor e rapidamente transfira para outro recipiente para parar o cozimento, neste momento adicione a essência de baunilha. Cubra com filme plástico e com as mãos, empurre-o até que encoste em toda a superfície do creme, para evitar a formação de nata.
Doce de banana:
Corte a banana em rodelas. Numa frigideira, coloque as bananas, o açúcar e o suco de limão para aquecer e derreter o açúcar. Quando estiver homogêneo, remova do fogo e reserve.
Montagem:
Cortar os pães em fatias com 2 cm de espessure. Fazer um corte no meio dessas fatias sem chegar no fundo (como se fosse uma boca de jacaré), recheá-las com o creme de avelã, o doce de banana, passar no creme inglês, fritar na manteiga clarificada e passar no açúcar com a canela.
Manteiga Clarificada:
Leve a manteiga em fogo bem baixo. Permita que ela cozinhe, sem fritar. Na superfície formara uma espuma branca. Com o auxílio de uma colher, remova a espuma até que fique na panela apenas um líquido bem dourado. Frite as rabanadas.
adorei a receita e o blog! =)
Pingback: Rabanadas Recheadas « Homens Modernos
realmente é de matar de inveja.
seu blog é ótimo, estou gostando muito!!!
te convido a conhecer meu blog: http://www.carolcoelhogastronomia.com
Pingback: Rabanadas Recheadas « Dudes Modernos