Menu executivo de grife

Risoto de açafrão com ragu de ossobubo e cogumelos: o prato que faz Rogério Fasano lembrar de sua avó

Buon giorno! Essa semana começou bem italiana, com o restaurateur Rogerio Fasano como entrevistado do Roda Viva, na TV Cultura (que você pode ver aqui ). Por coincidência, uma semana antes eu fui ao Gero, um dos restaurantes do Rogério, para provar o Menu Mezzogiorno. É um “executivo premium”, servido no almoço de segunda a sexta. Inclui entrada, prato principal e sobremesa. Custa R$ 80. Sim, não é barato mesmo. Porém, é uma maneira de fazer uma refeição completa num dos italianos mais bacanas da cidade, pelo preço de muitos dos pratos individuais da casa. E eu digo: vale o investimento. Querem saber o que eu comi?

Costeleta de cordeiro em crosta de ervas, com nhoques de espinafre: só esse prato já seria mais caro do que o menu mezzogiorno

Bem, antes de tudo é bom dizer que o menu de almoço do Gero não se resume àquelas três opções mirradinhas de entrada, mais três ou quatro pratos principais (com ingredientes menos nobres ou aquelas receitas que ninguém pede) e duas sobremesas (uma delas “frutas da estação”). O Mezzogiorno tem 48 opções! E todas do menu clássico da casa, criadas pelo chef Salvatore Loi – sem contar o prato especial do dia. Achei isso muito bom. Nas entradas, por exemplo, tem salmão marinado ao dill e mostarda e grãos, ou salada verde com lulas douradas.

Agora é a minha vez de lembrar no meu nonno: polenta fresca com molho de cogumelos e linguiça

Experimentei três pratos principais. A polenta fresca com molho de cogumelos e lingüiça já é um clássico para mim, comida que me lembra meu avô e suas “polentadas de domingo”. Um sonho cremoso, cobertos com uma mistura vigorosa de cogumelos e lingüiça bem picados. Outro clássico é o risoto milanês, ou risoto de açafrão, acompanhado de ragu de ossobuco e cogumelos. Na entrevista do Roda Viva, aliás, Rogério comentou que o risoto milanês era uma de suas comidas prediletas e lembrava sua avó. Viva os nonnos e nonnas italianos, né? Entre as carnes, fui muito feliz com a costeleta de cordeiro em crosta de ervas, servida com gordos nhoques de espinafre (aliás, só esse prato custaria R$ 81).

Meringata Di Gelati All Italiana: disco de suspiro crocante, recheado com sorvete de pistache

Na hora das sobremesas, rolou uma degustação estilo “paradise is here”. Baba ao rum (macia esponjosa e encharcada da bebida, como deve ser), creme de queijo mascarpone com chocolate (que eu podia comer uma tarde inteira – e depois sair rolando pelas ruas), Meringata Di Gelati All Italiana (um disco de suspiro crocante, recheado com sorvete de pistache) e o rei das sobremesas, o tiramisù. Olha, nem gosto muito de afirmações peremptórias do tipo “o melhor da cidade”, mas nesse caso abro a exceção sem medo nenhum de exagerar: o tiramisù do Gero ainda é o melhor que já provei na minha vida. Simples assim.

Tiramisù do Gero: a perfeição existe

Ah, em tempo!  A outra casa de Rogerio, o Fasano, foi eleito o melhor restaurante de cozinha italiana da América do Sul e América Central, de acordo com o “Birra Moretti Authentic Italian Restaurant Awards”. O prêmio é promovido pela revista inglesa Restaurant, que faz a lista anual dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo. Auguri!

Creme de queijo mascarpone com chocolate: pode ficar comendo a tarde toda?

Gero – R. Haddock Lobo, 1.629, Jardins, tel. (11) 3064-0005, www.fasano.com.br

Anúncios

4 respostas em “Menu executivo de grife

  1. muito bom… você sabe dizer se eles estão servindo esse menu no Gero do Iguatemi também?

    • Oi, Junior!
      Na verdade eu comi um prato e uma sobremesa, mas provei outros pratos e sobremesas das pessoas que estavam na mesa comigo (éramos seis). Faço isso sempre que posso para conhecer melhor o menu e informar melhor os leitores. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s