Já tomou Água do Mar antes do sushi?

PearMint: vodca de pera, tangerina e menta, criação do Henrique Medeiros e o melhor drinque da noite

Sempre venho aqui falar dos novos menus e criações incríveis do chef Tsuyoshi Murakami, do restaurante Kinoshita – o homem já fez cardápios japas harmonizados com vodca francesa, uísque escocês, champagne e até rum guatemalteco (lembra? você leu aqui). Hoje, no entanto, vou falar das novidades de outro craque do Kinoshita, que fica no andar de cima do restaurante: o bar chef Henrique Medeiros. O grande barman aumentou a carta de drinques com seis novas – e deliciosas – receitas pro povo relaxar enquanto espera a mesa no andar de baixo. Ou para beber durante a refeição – pois todos casam perfeitamente com a culinária nipônica do mestre Murakami. E eu tomei todos, claro… Quer saber como são?

O docinho e gosroso TrendY, com o Ivy Martin atrás

Antes de tudo, vamos combinar que estamos em boas mãos. Veterano das coqueteleiras, Henrique começou no bar da lendária balada Rose Bom Bom, nos anos 80, chefiou o bar do D.O.M. e Buddah Bar antes de ir para o Kinoshita. Isso sem contar prêmios e viagens representando o Brasil em concursos, como o World Class 2009, em Londres. O que eu gosto no Henrique é que ele usa os avanços da mixologia (usando espumas, destilados gelificados etc), mas deixar de contemplar as técnicas e drinques clássicos.

À esquerda, Henrique despeja o Amber Martini. Ao lado, o Ivy Martini, com a garrafinha criada pelo barman. Achei meigo

Enfim, minha aventura nipo-etílica começou com o Amber Martini, drinque à base de uva Brasil e rum (no caso o delicioso Zacapa). O segredo: oxidar as uvas, macerando-as com açúcar na coqueteleira de metal (no vidro fica bem diferente!). Deliciosa e simples, a mistura lembra… maçã verde!

Polar Night: vodca e calda azul de gengibre desidratado. Sim, é mega refrescante e ardidinho ao mesmo tempo

Por falar em maçã verde, ela parece de verdade no Ivy Martini, que leva fruta e tequila Don Julio. O legal desse drinque é que você pode tomá-lo numa garrafinha criada especialmente pra ele ou na taça de Martini – e quando ele vai esquentando, fica mais intenso (coisas de alquimista). Também achei interessante o Martini Midori, composto de saquê e wasabi – mais japa, impossível.

Acredite, isso é um drinque... sólido! Lichia com cubos de vodca, wasabi e flocos de ouro. Pra morder, comer e beber de uma vez só

No capítulo “vodcas”, fiquei bem surpreso com o Polar Night: vodca Grey Goose original e calda azul de gengibre desidratado. Lindo e marcante na boca! Quer algo mais complexo? Tem o TrendY (assim mesmo, com Y maiúsculo): vodca Grey Goose de laranja, pêssego e… vinagre de româ! O aroma desse coquetel é matador. Mas o preferido da noite foi o PearMint. Henrique mistura vodca Grey Goose de pêra, tangerina e menta. A cor é linda e o sabor, refrescante e intenso ao mesmo tempo.

Clássico reinventado: Àgua do Mar traz gim, calda de azeitona, suco de limão puro. E ainda abre o apetite!

Entre uma novidade e outra, Henrique nos presenteou com um dos drinques mais criativos que já vi: é um drinque sólido de lichia, recheada com gelatina de vodca, toques de wasabi e coberta com flocos de ouro. Sim, é pra morder, comer e beber ao mesmo tempo. Uma gracinha que vale pela experiência – mas ainda prefiro um coquetel no copo, descendo pela goela e me deixando feliz da vida. Como o que fechou a noite, o martini Água do Mar: gim, calda de azeitona, suco de limão puro. Segundo o Henrique, dá a sensação de estar tomando água do mar  e abre bem o apetite.

Depois da tomar a Água do Mar, nadei num oceano de sushis. Ok, parei.

Abriu mesmo. Desci para o restaurante e mergulhei a fuça num pratão de sashimis, num mar de sushis e ainda arrematei com um ebi fry (camarões empanados em farinha panko, ao molho tonkatsu), estalando de crocante. Dá pra ser feliz assim, viu?

Pra fechar, Ebi Fry! Camarões empanados em farinha panko ao molho Tonkatsu. Até estalava de tão crocante!

Kinoshita – R. Jacques Félix, 405, Vila Nova Conceição, tel. (11) 3849-6940, www.restaurantekinoshita.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s