Que tal a receita de um martini bem diferente pra sua começar a noite de Natal? O bitter sweet martini é uma criação do barman paulista Rafael Pizanti, que comanda o balcão do Bar do Copa, no Rio. Foi com esse drinque que Rafael ganhou o título de melhor barman brasileiro na competição Diageo Wold Class 2010, e foi à Grécia para a final mundial. Coquetel simples de fazer, com ingredientes fáceis de encontrar, cor sedutora e um sabor único, pouco doce, com um levíssimo amargor e bem fresco. Delicioso! Porém, cuidado: é facinho de beber e parece fraco, mas é feito de gim. Vai que depois do terceiro, sua tia já vai estar dançando com a árvore de Natal – isso se ela já não estiver chorando com o CD da Simone. Então, compre os ingredientes agora, coqueteleira e gelo à mão e… manda ver!

O barman Rafeal Pizanti e sua criação deliciosa, o bitter sweet martini, na ocasião em que venceu o Diageo World Class 2010
Bitter sweet martini
50 ml de gin (meus preferidos são Tanquaray, Tanquaray Ten ou Bombay Sapphire)
40 ml suco de grapefruit (encontrável em Pão de Açúcar, Záffari etc)
15 ml Licor 43 (licor espanhol de especiarias; se não tiver, tente com cointreau)
5 ml de Aperol (bitter facílimo de achar, e barato: menos de R$ 20 o litro)
1/4 de limão siciliano
Coloque muito gelo numa coqueteleira e junte todos ingredientes. Bata bem e coe numa taça de martini (previamente gelada). Se quiser, guarneça com um zest (pequena lasca da casca) de laranja ou do próprio limão siciliano. Dica 1: faça uma dupla coagem para deixar o drinque mais límpido. Dica 2: se acha gin muito forte, vá de vodca, de preferência sem sabor/aroma. Tim-tim e bom Natal!
nossa deve ser demais, adoro Aperol e 43!!!!