Pra matar de vez: receita de torta de amêndoas e figos

Morri com essa torta de avelã, figo, mel e alecrim

Morri com essa torta de amêndoa, figo, mel e alecrim. E nem é difícil de fazer! Vem!

E como desejo um Natal muito doce pra todos vocês, mais uma receitinha de sobremesa pra fazer hoje (ou no ano novo!). Essa maravilhosa torta de amêndoas e figos é do chef pâtissier Lucas Corazza, do Bar.bar Gastronomia – que no ano passado já havia cedido uma receita incrível de rabanadas recheadas, que você pode pegar aqui. Bem, essa é um pouquinho mais trabalhosa, vai também mel e alecrim, mas o resultado é incrível. Vamos criar coragem e mandar ver no fogão?

Torta de amêndoas, figos, mel e alecrim

Para a massa:
125 gr  de manteiga sem sal
100 g de açúcar refinado
300 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1ovo médio
Coloque no processador de alimentos todos os ingredientes e bata até que fique homogêneo. Caso faça na batedeira: com a raquete, bata a manteiga com o açúcar até que fique homogêneo. Adicione o ovo e bata até ficar cremoso. Por fim, adicione o sal e a farinha de trigo e misture.
Pegue a massa e faça um retângulo com ela. Depois feche com filme plástico de forma que fique bem selada e leve a geladeira por ao menos 1 hora antes de usar. O ideal é que descanse na geladeira por 4 horas.
Abra a massa com um rolo e coloque numa forma de fundo falso de aproximadamente 25 cm de diâmetro. Faça furos com um garfo e leve ao freezer por 30 min antes de assar.
Pré aqueça o forno a 170ºc. Pré asse a massa até que ela fique completamente esbranquiçada e levemente dourada tomando cuidado para que não doure demais. Retire do forno e reserve.

Para frangipane (recheio de amêndoas):
¾  xícara (170 g) de farinha de amêndoas (na Casa Santa Luzia tem!)
4 ovos
1 xícara  de açúcar
1/2 xícara de mel
2 talos de alecrim fresco (só as folhinhas já arrancadas e picadas)
1/2 tablete (100 g) de manteiga sem sal
1 colher de sopa de farinha de trigo
Deixa a manteiga e os ovos descansarem até chegar à temperatura ambiente. Na batedeira, com a raquete, bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione os ovos um a um, intercalando com o mel e o alecrim. Por fim, adicione de uma só vez a farinha e a farinha de amêndoas. Deixe descansar por pelo menos 5 horas na geladeira antes de usar.

Montagem:
8 figos frescos cortados em 6 ou 4
Base de massa de torta pré-assada
Frangipane
Por cima da massa pré0assada, despeja o frangipane. É importante que não deixá-lo chegar até a borda, reservando um espaço de pelo menos meio centímetro, pois esse recheio cresce e os figos também agregarão volume. Disponha sobre o frangipane os figos cortados – não precisa pressioná-los.
Asse em forno pré-aquecido a 180º até que fique completamente dourado e o frangipane não esteja mais liquido. Nessa torta não funciona o teste do palito, pois o frangipane fica macio. A torta pode ser servida fria ou morna.

www.barbargastronomia.wordpress.com

Anúncios

Uma resposta em “Pra matar de vez: receita de torta de amêndoas e figos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s