Receitas pra um jantar em menos de 30 minutos

jantar01bxChega de folga! Voltamos aos trabalhos – e eu já me coloquei na cozinha pra acabar com a moleza de uma vez. Cismei de fazer um jantarzinho especial na sexta e no sábado e ao mesmo tempo testar um produto que havia ganhado, o cuscuz marroquino (R$ 9,60) da marca francesa Tipiak. A Aurora Foods está trazendo o produto pro Brasil em dois sabores, limão e menta ou tomate e ervas de Provence. Fiz os dois e é ridículo de fácil: adicione água fervente, tampe por 5 ou 8 minutos e depois mexa com um garfo. Eu ainda adicionei nozes picadas, uvas passas e lascas de amêndoas, pra dar aquela enriquecida. Ambos são gostosos, bem aromáticos, úmidos, mas gostei bem mais do de tomate e ervas de Provence. E a caixinha de 250 g dá pra umas 3 ou 4 pessoas, com acompanhamento. Na sexta fiz um atum vapt-vupt. No sábado, caprichei mais: frango com alecrim ao curry e tomatinhos puxados no azeite e manjericão. Uma coisa assim greco-marroquina-oriental. Tudo fácil pra dedé e rápido: em menos de 30 minutos está pronto. Vamos fazer? Receitas abaixo! Ah, tem até sobremesa, que inventei na hora. Vem comigo!

jantar05bxAtum vapt-vupt
Ingredientes
2 latas de atum em pedaços light
1 cebola média
Uma colher café alho moído
Shoyu (usei o Sucreé, um adocicado, da Kikkoman, mas pode ser normal)
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Numa frigideira ou panela wok, esquente azeite e refogue rapidamente a cebola e o alho em fogo médio. Quando começar a dourar, jogue o atum e misture bem. Regue o peixe generosamente com shoyu, mas sem encharcar, mexendo sempre, rapidinho. Tempere com sal e pimenta (prefiro a verde moída, mas pode ser a do reino), mexa mais um pouco e está pronto. Dá para duas pessoas.

jantar04bxFrango com alecrim ao curry
Ingredientes
400 g de peito de frango
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de curry
1 cebola grande picada grosseiramente
2 maçãs médias picadas, sem casca nem semente
2 dentes de alho ou 2 colheres de café de alho moído
2 colheres de sopa de creme de leite
170 g (ou um potinho) de iogurte natural
1 colher de chá de gengibre ralado
Folhas de dois talos de alecrim fresco
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Pique o frango em cubinhos de 2 a 3 cm. Tempere com sal e pimenta e misture bem com as folhinhas de alecrim picadas. Reserve. Numa panela, esquente a manteiga com duas colheres de azeite em fogo médio. Jogue a cebola picada e em seguida o alho, refogando até começar a dourar. Aumente o fogo e adicione os pedaços de frango, sempre mexendo bem e regulando o azeite, até a carne dourar um pouco. Adicione o curry, a maçã e o gengibre, misture e logo em seguida coloque o creme de leite e o iogurte, sempre misturando. Baixe o fogo e deixe cozinhar um pouco, mexendo a mistura até sentir que o molho está cremoso e o frango, bem cozido. Está pronto!

Tomatinhos à mediterrânea
Ingredientes
300 g de tomate cereja
1/2 xícara de manjericão fresco (só as folhas picadas)
1/2 colher de chá de açúcar
4 colheres de azeite
Sal e pimenta verde moída

Modo de fazer
Numa frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Jogue os tomatinhos inteiros, com pele e tudo, e mexa. Rapidamente, adicione o açúcar, o sal e a pimenta verde, sempre mexendo. Coloque as folhas picadas de manjericão e mexa rapidamente até que a pele dos tomates comece a enrugar. Sirva.

jantar02bx
Verrine grego de frutas vermelhas

Ingredientes
2 embalagens de iogurte grego baunilha (acho o da Vigor mais consistente)
2 colheres de sopa de iogurte natural
2 colheres de sobremesa de geleia de frutas vermelhas (usei a St. Dalfour)
8 morangos
1 xícara de blueberry e framboesa (pode variar aqui, usar amora, cranberry)
Maple syrup ou mel (ou até xarope de milho, tipo Karo)

Montagem
Pegue duas taças de martini das grandes (215 ml). Coloque uma colher de geléia no fundo de cada uma, seguida de uma colher de iogurte natural. Cubra o iogurte, delicadamente, com os morangos cortados em finas fatias. Regue levemente os morangos com o maple syrup ou mel, melando um pouco o vidro da taça ao redor – quanto mais syrup, mais doce a sobremesa fica, então cuidado! Eu coloquei dois fios. Coloque por cima o iogurte grego até cobrir tudo, como um pavê. Cubra com as frutas vermelhas misturadas e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s