Voltei às aulas… de cozinha! E adorei!

aula2a

Olha lá o blogueiro salteando legumes para uma caponata! E não derrubei nada, nem me queimei, viu?

Fevereiro chegou trazendo um certo friozinho no verão e a volta às aulas. Até eu, véio de guerra, voltei a ter aulas! Mas em vez de canetas e caderno, uso facas e tábua de corte. Sim, esse blogueiro guloso resolveu conhecer melhor o lado de lá das receitas: a cozinha. Comecei ontem o curso de formação básica para cozinheiros, ministrado pelo chef Carlos Ribeiro, no restaurante Na Cozinha. São 10 aulas semanais, um programa muito legal (veja aqui), em que aprendemos desde cortes, molhos e métodos de cocção até receitas como paella, frango teriyake e, claro, o premiado picadinho da casa. Olhe abaixo o resultado de ontem!

Caponata sobre torradas

Um dos resultados da aula de ontem: caponata de legumes sobre torradas

Ontem foi a primeira aula e já adorei. Minha turma tem apenas seis alunos (o que é ótimo) e nenhum gênio das panelas, então já fiquei bem à vontade pra fazer pergunta boba e até errar. Mas nem precisava! O chef Carlos faz todo mundo ficar muito à vontade e faz com que todos realmente ponham a mão na massa – nada de ficar olhando o professor fazer e depois tentar repetir em casa. São três horas que passam voando.

Penne com caponata. Pode fazer tudo frio e virar uma bela salada.

Penne com caponata. Pode fazer tudo frio e virar uma bela salada.

Ontem aprendermos cortes julienne, brunoise e macedônia. Antes de começar já perguntei se tinha band-aid, porque, né? A pessoa aqui até cozinha, mas achava que não era das mais habilidosos. Mas que nada! Cortei tudo direitinho e rápido! Depois, os legumes picados viraram duas receitas: ratatuille e caponata. Ambas são ótimos acompanhamentos para várias coisas – de massas a carnes, ou só para comer com torrada. E dá até pra rechear uma torta ou uma lula. E principalmente: depois que você faz, parece fácil e dá vontade de repetir e chamar os amigos. Vem, gente!

Ratatuile. Comi puro, depois com pão e adoraria ter uma carne pra completar!

Ratatuile. Comi puro, depois com pão e adoraria ter uma carne pra completar!

Na próxima aula, aprenderemos bases, como caldos, fundos, e faremos creme de mandioquinha com mel e sopa de cebola. Darei receitas aqui. Quem se interessou, fique atento: dia 26 de fevereiro começará outra turma com o mesmo curso, às terças. Se quiser informações ou se inscrever, veja como no endereço abaixo ou aqui.

O talentoso e divertido e professor, chef Carlos Ribeiro, ensinando o básico pra gente

O talentoso e divertido e professor, chef Carlos Ribeiro, ensinando o básico pra gente

Vamos ver se até abril já estarei pronto para preparar um jantar digno dos leitores mais assíduos deste blog! Vamos acompanhar!

Na Cozinha – Rua. Haddock Lobo, 955, Jardins, tel. (11) 3063-5374, www.nacozinharestaurante.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s