Aprendi a fazer essa sopa de cebola no curso de cozinheiro

cebola1aOk, sei que está calor e a última coisa que você quer é uma sopa bem quente. Mas essa semana vem uma frente fria e você pode aproveitar pra testar essas receitas de sopa de cebola parisiense (na foto ao lado) e a sopa creme de mandioquinha com mel, ambos muito caprichados e com jeitão de coisa feita em restaurante. Aprendi no curso de cozinheiro que estou fazendo no restaurante Na Cozinha, com o chef Carlos Ribeiro. (veja aqui) O segredo? São os fundos, ou seja os caldos de frango, carne ou legumes que você prepara antes e guarda para usar em várias receitas – sopas, risotos, molhos etc. É mais fácil do que parece, então prepare as panelas e vem comigo (e quem quiser fazer o curso, tem turma nova começando dia 21, quinta que vem. Detalhes aqui.

Sopa de cebola parisiense

Ingredientes
4 cebolas
4 colheres de sopa de manteira
4 colheres de sopa de farinha de trigo
5 xícaras de fundo de carne (veja no fim do post)
Sal e pimenta a gosto
Fatias de baguete ou torrada de brioche
100 g de queijo suíço ralado (pode ser parmesão ralado na hora)

Corte as cebolas em meia lua e rodelas finas. Numa panela, refogue na manteiga por uns 20 min. Acrescente a farinha de trigo, mexa e cozinhe por 1 minuto. Junte o fundo de carne e deixe cozinhas por mais 20 min. Tempere com sal e pimenta. Coloque a sopa em recipientes refratários individuais e arrume tudo em uma assadeira (ou duas). Em cada um, coloque 2 fatias de baquete (ou torrada) e cubra com o queijo ralado. Leve ao forno para gratinar – quando o queijo derreter, está pronto. Cuidado, que sai bem quente!

mandioca2a
Sopa creme de mandioquinha e mel

Ingredientes
500 g de mandioquinha descascada e picada em cubinhos
Fundo de frango (receita abaixo)
2 colheres de sopa de mel
1 cebola picadinha
50 g de creme de leite
Cheiro verde picadinho a gosto
Sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola e as mandioquinhas numa panela. Adicione o fundo de frango até cobri-las. Deixe cozinhar até a mandioquinha estar dasfazendo. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Leve o creme batido ao fogo, mexendo até ferver. Tempere com sal e pimente, junte o mel e o creme de leite, mexa rapidinho e desligue o fogo. Na hora de servir, salpique com o cheiro verde (pode ser salsinha bem picada também).

Fundo claro (2 litros)

Ingredientes
2 kg de ossos (frango ou boi)
3 litros de água
250 g de mirepoix (mistura de legumes picados em cubos grandes, na seguinte proporção: 50% de cebola, 25% de cenoura e 25% de salsão ou alho-poró)
Ingredientes aromáticos (pode ser um bouquet garni: ervas frescas como tomilho, louco, salsinha, amarrados por um barbante)

Lave os ossos, coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver. Daí abaixe o fogo e cozinha por mais 2 horas, sempre retirando a espuma. Não tampe nem deixe ferver. Depois é só coar e esfriar. O que não for usado, pode ser congelado em cubos e usado posteriormente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s