Semana passada, fui ao Clos de Tapas para experimentar vinhos da bodega espanhola Numanthia. A vinícola estava promoveu um almoço harmonizado para divulgar dois de seus rótulos, à venda no Brasil, Numanthia e Termanthia. Escolheram bem: a chef Lígia Karazawa serviu ótimas receitas que incrementavam a degustação, sem ofuscar a bebida – como o exemplar leitão pururuca. Os vinhos vêm da região de Toro, que possui denominação de origem desde 1987, onde se produz a variedade “tinta de toro”, uva da família tempranillo, de cor escura (chamada de “a mais negra das uvas negras”) e taninos fortes. Bem, ambos os rótulos são excelentes . O Numanthia (cerca de R$ 250) tem taninos marcantes, porém aveludados, toques de chocolate, especiarias e madeira. Ainda mais elegante, o Termanthia é a jóia da casa (custa cerca de R$ 750): com uvas colhidas à mão, individualmente, de vinhas com 120 anos, e depois esmagadas no “pisa a pé”, a bebida abre na boca como um buquê de frutas vermelhas, revelando uma concentração de aromas incrível. Quer saber o que comemos? Veja abaixo e encha sua boca de água!.
Começamos bem, com foie gras e funghi porcini grelhados, com uma croqueta macia e crocante, acompanhados do Numanthia 2009.
O arroz de pato, cremoso e intenso, também acompanhado do Numanthia 2009.
Para acompanhar a maior estrela do almoço, o Termanthia 2009, tinha de ser outra estrela da cozinha: leitão pururuca e cebola em diversas texturas.
Eis os rótulos espanhóis. Não são baratos, mas vale o investimento.
Pra acompanhar o café, torta de frutos secos e sorvete de mel. Coisas de Ligia.
Clos de Tapas – Rua Domingos Fernandes, 548, Vila Nova Conceição, tel.: (11) 3045-2291, www.closdetapas.com.br