Menu do açougueiro tem seis pratos de carne

Costela do dianteiro: uma das surpresas do menu

Costela do dianteiro: uma das surpresas do menu

Hoje tive um dos almoços mais carnívoros do ano: provei o Menu do Açougueiro, o primeiro cardápio especial autoral do chef Jefferson Rueda à frente da cozinha do Attimo, um dos meus restaurants favoritos. A seleção de receitas tem uma boa dose de lembranças: quando era bem bem novinho, Rueda trabalhou durante anos como açougueiro em São José do Rio do Pardo. O menu tem um parceiro: Ricardo Sechis, fornecedor de carnes da marca Beef Passion, que também foi açougueiro na juventude. E haja caninos pra rasgar tanta fibra: são seis etapas, além de pestiscos de entrada e sobremesa – tudo por R$ 180 por pessoa. Um dos pratos que mais me agradou foi a costela de dianteiro (a ponta do peito do boi, muito macia), acompanhada de abobrinha menina, em fios, como uma porçãozinha de cabelo de anjo. Veja abaixo as outras delícias carnívoras do menu do açougueiro.

IMG_9272

Tudo começa com esses pestiscos: croquete de bochecha, carne curada, requeijão caseiro, picles e pães artesanais

IMG_9273No item “cru”, uma surpresa: a cremosidade do patinho picado na ponta de faca, com hortaliças e legumes. Um steak tartare caipira!

IMG_9274A sessão “grelhados” começa muito bem, com miolo de acém à cavalo com batata frita e uma inspirada maionese de páprica doce. Já pedi a receita.

seteJPG - Version 2O que mais me impressionou foi o sete de paleta acebolado, acompanhado de uma curiosa bolha de feijão rosinha e arroz cremoso. Uma releitura do bife acebolado com arroz e feijão!

IMG_9277O item mais curioso do menu: um pequenino cubo de garrão de boi (o tendão) à milanesa, com quiabo e raiz forte. A textura gelatinosa pode não agradar a todos, mas como é pequeninho vale provar.

IMG_9278Finalizando esse “carnaval”, uma receita “da panela”: músculo e tutano, com cenoura, chuchu e mandioquinha. Prato cheio de aromas e sabores da infância de todos nós.

IMG_9281Ainda cabe sobremesa? Opa, se cabe! É uma delicado prato de “derivados de leite”, que sorbet, coalhada, doce de leite, telha de nata e um arroz doce que quase me fez pedir repeteco. Toma vergonha, gordinho!

IMG_9275O menu do açougueiro no Attimo começou dia 25 de março e vai até domingo, 7 de abril, no almoço e jantar.

Attimo – Rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição, tel. (11) 5054-9999, www.attimorestaurante.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s