Como sempre conto aqui, fiz um curso básico de cozinheiro no restaurante-escola Na Cozinha, me animei e agora estou no segundo curso – desta vez, de comida brasileira e se chama Do Oiapoque ao Chuí. Quarta passada aprendemos um prato maranhense (arroz de cuxá) e uma receita que, segundo o professor e chef Carlos Ribeiro, é bem popular no Nordeste: frigideira de bacalhau. A receita abaixo era da mãe do chef, dona Walkyria. Prato fácil, rápido e muito gostoso. Bora fazer nesse fim de semana? Dá pra quatro a seis pessoas e leva uns 50 minutos pra preparar.
Ingredientes
500 g de bacalhau já sem sal e desfiado
1 cebola pequena em cubinhos
2 dentes de alho picados
2 tomates picados em cubinhos
8 colheres de sopa de azeite de oliva
1 vidro de leite de coco de 200 ml
200 ml de água fria
4 colheres de sopa de azeitonas sem caroço picadas
4 colheres de sopa de pimentão verde em tirinhas
4 colheres de sopa de pimentão vermelho em tirinhas
4 colheres de pimentão amarelo em tirinhas
3 xícaras de arroz
6 ovos
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta dedo de moça a gosto, ou se preferir pimenta do reino.
Modo de fazer
Numa frigideira grande, coloque azeite, deixe a cebola dourar e em seguida, o alho. Coloque o bacalhau e deixe refogar por uns 10 minutos. Adicione sal e pimenta, mexa bem, tire do fogo e reserve. Em outra frigideira, salteie os pimentões no azeite até eles começarem a enrugar, temperando com sal e pimenta. Junte o tomate e mexa bem.
Misture tudo na frigideira grande, onde está o bacalhau, adicionando as azeitonas e o arroz cru. Coloque uma pitada (ou rápida raspadinha) de noz moscada. Adicione o leite de coco e a água, mexa e leve ao fogo. Deixe em fogo médio, até cozinhar o arroz e o liquido baixar. Mas não pode secar – a receita é meio cremosa mesmo.
Agora, os ovos. Separe as claras das gemas. Bata as claras até o ponto de neve. Diminua a velocidade da batedeira e vá adcionando as gemas aos poucos, até a mistura ficar amarelinha.
Espalhe azeite numa travessa ou forma refratária e espalhe ali a mistura de bacalhau e arroz. Junte aos poucos os ovos batidos, misturando tudo delicadamente, até o bacalhau cozido incorporar os ovos e a mistura ficar homogênea. Cubra com o que sobrou da espuma dos ovos e leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180 graus. Deixe dourar por 30 ou 40 minutos (dependendo do forno). Quando estiver pronta, a frigideira parece um suflê por fora, com o recheio bem rico e macio.
Na Cozinha – Rua Haddock Lobo, 95, Jardins, tel. (11) 3063-5377, www.nacozinharestaurante.com.br
Ola, sou mas nunca tinha visto frigideira com arroz misturado no recheio. Porém esta me deixou com agua na boca vou fazer
vou fazer depois digo algo!
Frigideira com arroz? Nunca vi. Vamos ver se ficará bom!
a quantidade de arroz eu achei muita tres xicaras
Pode reduzir para duas!