Receita: a ciambella da Nigella

ciambella2E já que hoje acordei inspirado pra receitas, resolvi testar essa da Nigella Lawson, que peguei no site do GNT. Na verdade, quem me deu a dica foi o Paulo Telles, diretor de arte da JWT e gourmet de alma. O nome é ciambella, um bolo de baunilha italiano cuja textura lembra um pudim. Vou avisar: é ridículo de fácil de fazer, leva uma hora entre preparo e forno. Portanto mãos à obra.

Ingredientes
3 ovos
1 pote pequeno de iogurte natural (170 g)
2 potes de açúcar (usando a medida do pote de iogurte)
1 pote de óleo vegetal  sem sabor (usei de soja)
1 pote de amido de milho (dá-lhe maisena)
Meio limão siciliano
2 colheres de chá  de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro (para polvilhar sobre o bolo)

fatia2
Modo de preparar
Bata as claras em neve densamente e reserve. Na batedeira, bata as gemas junto com o iogurte e o açúcar. Enquanto estiver batendo, acrescente o óleo, deixe bater mais e, inclua o amido de milho aos poucos (senão espalha tudo), deixando bater mais um pouco. Quando parar, coloque raspas da metade do limão e a baunilha. Mexa com uma espátula e acrescente 1/3 das claras em neve, incorporando vigorosamente. Depois, coloque o resto das claras em neve e mexa delicadamente.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma de bolo (melhor aquela com furo no meio; eu quis inventar de fazer numa forma reta e ficou mais baixinho) e despeje ali a massa.
Asse de 35 a 40 minutos no forno a 180ºC. Pode ser menos tempo – é só testar com o palito de dente. Depois que estiver assado, retire e deixe esfriar. Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro em cima, com uma peneirinha. Eu ainda polvilhei com mais raspas de limão siciliano.

Anúncios

6 respostas em “Receita: a ciambella da Nigella

  1. Olá, Denerval!

    Cheguei até aqui através do google, qdo estava procurando por esta receita. Tenho uma notícia para te dar: a receita da ciambella colocada no site do gnt está ERRADA! Na verdade, está faltando um ingrediente – 2 potes (de iogurte) de farinha de trigo.

    Fiz esse bolo na semana passada e tive o mesmo resultado que vc, ou seja, um bolo pesado, com aparência de pudim. Não contente, fui pesquisar pela versão em inglês da receita e a encontrei num site bem legal, só com chefs ingleses renomados. Como sou professora de inglês, pude traduzir o texto e a receita e, como suspeitava, vi que estava errada.

    Hoje `a noite fiz a receita corrigida e vi que, na realidade, o bolo fica super fofinho, com uma consistência um pouco diferente dos nossos bolos tradicionais, mas ainda assim uma delícia. Usei a fécula de batata em vez da maisena, e ficou ótimo. Da próxima vez, vou usar o amido para comparar os resultados. Ficou igualzinho `a foto do site!

    Segue o link para a receita original: http://thehappyfoodie.co.uk/recipes/yogurt-pot-cake

    Estou adorando seu blog! Parabéns!

  2. Eu já tinha feito várias vezes, só que com fécula de batata. Fica mais leve e não com aquele gosto de maisena…

    • Oi, Regina! Algumas receitas da Nigella acabaram dando errado pra mim. Daí refiz ajustando alguns ingredientes e funcionou. Nesse caso, você pode tentar uma colherinha de café de fermento para dar uma forcinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s