Receita fácil fácil de pudim de pão com chocolate da Nigella

pudimpao1Na minha família quase ninguém gosta de pudim de pão (eu amo). Quando meu resolvi experimentar essa receita, todo mundo torceu o nariz. Antes mesmo de eu tirar do forno, já estavam comentando “hummm, que cheiro bom!” E, claro, gostaram do resultado, que realmente não lembra muito um pudim de pão. A receita eu tirei do livro Na Cozinha com Nigella, da diva do food porn Nigella Lawson – que ganhei do meu irmão no Natal. Mas, pra ficar como eu queria, fiz duas vezes. Na primeira, segui à risca a receita do livro e não ficou tão bom. Ficou meio sem açúcar e massudo (talvez porque o pão inglês seja diferente do daqui). Hoje “ajustei” um pouco a receita e aí ficou ótima. Aliás, uma boa dica pra servir num jantarzinho: você bota no forno na hora em que os convidados chegarem e, em 50 minutos, está pronto. Vamos lá brincar de Nigella?

Pudim de pão com gotas de chocolate

nigellabookIngredientes
2 pães franceses médios amanhecidos (cerca de 125 g)
100 a 150g de chocolate picado ou em gotas (pode ser meio amargo ou ao leite)
500 ml de leite integral
125 ml de creme de leite fresco
3 ovos
2 colheres de rum escuro
50 g de açúcar mascavo
20 g de açúcar branco
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
4 a 5 colheres de açúcar demerara
1 pitada de canela (opcional)

pudimpao2Corte os pães em cubinhos de mais ou menos 2 cm. Coloque em um pirex refratário previamente untado com manteiga, misturando igualmente o pão com os pedacinhos de chocolate picado. Reserve.
Numa tigela à parte, misture os ovos, os açúcares, o leite, o creme de leite, o rum e a baunilha. Quando estiver bem misturado, despeje esse líquido no pirex, sobre o pão picado, até que os cubinhos esteja todos bem ensopados na mistura. Deixe repousar por meia hora.
Pré-aqueça o forno a 180oC. Misture o açúcar demerara com uma ou duas pitadas de canela (ou use apenas o demerara, se preferir), espalhando igualmente sobre os cubos embebidos. Leve ao forno e deixe assar por 45 a 50 min, ou até que ele tenha consistência esponjosa, com uma casquinha formada pelo açúcar. Pode servir morno ou frio.

Anúncios

Uma resposta em “Receita fácil fácil de pudim de pão com chocolate da Nigella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s