Trifle de bolo de laranja e frutas vermelhas: fácil e lindo

trifle1Quer impressionar com uma sobremesa linda e fácil de preparar? Essa foi a última receita que fiz em 2013 (dia 31 de dezembro mesmo) e fechei o ano com chave de ouro: trifle de laranja e frutas vermelhas. O nome é difícil, mas a guloseima não é. Peguei no livro da Nigella Lawson (sim, eu continuo explorando Na Cozinha com Nigella bravamente!) e a receita funcionou muito bem. Primeiro você faz um bolo de geléia de laranja – se estiver com preguiça de fazer o resto, pode parar por aí porque o bolo já é uma delícia. Mas sugiro que você não pare aí, pois a parte do trifle em si é muito simples e não demora quase nada. Vamos lá?

trifle2Trifle de de laranja e frutas vermelhas

Ingredientes para o bolo
250 g de manteiga sem sal
75 g de açúcar refinado
75 g de açúcar mascavo
150 g de geléia de laranja
225 g de farinha de trigo
4 ovos
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
Casca ralada e suco de 1 laranja (usei a Bahia)

Coloque todos ingredientes da massa em um processador de alimentos e bata. Despeje em um pirex untado de 24 cm (a massa não pode ficar muito alta no pirex, senão demora para assar e acaba queimando).
Se não for usa um processador, barra a manteiga e os dois açúcares à mão ou em uma batedeira. Depois incorpore a geleia de laranja e então os ingredientes  secos. Depois os ovos e, finalmente, a casca e metade do suco de uma laranja. Despeje no pirex.
Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus. Asse por 40 minutos, mas verifique depois de meia hora. Faça o teste do palito – quando sair seco, o bolo está pronto. Se quiser parar aqui, faça um glacê para servir. Use a outra metade do suco de laranja e mais 75 g de geleia de laranja. Aqueça ambos numa panela pequena até que os ingredientes tenham derretido e  misturado bem. Passe sobre o bolo com um pincel e pronto. Quer fazer o trifle, em vez disso? Siga abaixo.

Ingredientes para o trifle
50 ml Cointreau (ou outro licor de laranja)
350 ml de creme de leite fresco
300 g de frutas vermelhas (pode ser amora, framboesa e blueberry)
Casca ralada e suco de 1 laranja (aprox.. 100 ml)

Corte o bolo em grandes cubos e arrume sobre um prato largo e raso. Salpique com o licor de laranja. Despeje o suco de laranja sobre os pedaços de bolo embebido em licor e reserve. Bata o creme de leite até engrossar, mas não muito. Eu adicionei um pouco de açúcar (pouco mais de uma colher de sopa), e funcionou bem. Espalhe esse quase-chantilly por cima dos pedaços encharcados de licor e suco. Arrume as frutas vermelhas por cima do creme batido e salpique com a casca de laranja ralada. Sirva e arrase.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s