Receita de bolo “naked and destroyed” de morango

bolo1Nesse feriado resolvi enfiar um avental e me aventurar num bolo naked de morango. Não vou dizer que é fácil, mas tão pouco eu chamaria de difícil. É uma receita “trabalhosa”, isso sim, e demorada. Mas o resultado é tão lindo e gostoso que vale o trabalho. Sem contar a cara de besta das pessoas quando dão de cara com essa belezura (“Você que fez?!”) e a cara de mais besta ainda quando provam (“Humm, que delícia, hummm”) Ah, o “destroyed” do título: na hora de desenformar, o bolo deu uma leve quebrada nas beiradas inferiores. Pra mim, ganhou o charme de quem tem cicatrizes de guerra. E essa batalha, amigos, eu venci. Venha lutar também que vale a pena!

foto-1Bolo naked de morango

Massa do pão-de-ló
5 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de fermento
1 colher de chá de essência de baunilha
150 ml de suco de laranja natural

Modo de fazer
Separe as claras das gemas. Dica: antes de fazer qualquer coisa, peneire as gemas ara tirar aquela película que a envolve e que deixa a receita com aquele cheiro de ovo chato, que ninguém gosta. Outra: peneire a farinha e já deixe misturada com o fermento.
Bata as claras em neve e reserve. Numa batedeira, bata as gemas até ficarem cremosas e adicione lentamente o açúcar, batendo sempre. Coloque a baunilha e bata mais. Adicione a essa mistura aos poucos as claras em neve, batendo mais lentamente, para misturar e deixar a massa homogênea.
Com um fouet, ou uma boa colher grande, misture um pouco da farinha + fermento e o suco de laranja. Misture lentamente e coloque mais um pouco dos três ingredientes acima. A massa começa a criar bolhas, que darão leveza ao bolo.
Coloque numa assadeira redonda de 26 cm, previamente untada e coberta de farinha de trigo, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC. O bolo deve levar uns 30 min. para assar. Depois que ele cresceu e ficou com a superfície dourada, faça o teste do palito pra se certificar de que a massa realmente assou por inteiro. Tire do forno, cubra com um pano de prato de deixe esfriar completamente.

Creme pâstissièrefoto
500 ml de leite integral
½ fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência
5 gemas
125 g de açúcar
25 g de farinha de trigo
25 g de amido de milho
250 ml de creme de leite fresco
3 colheres de açúcar

Modo de fazer
Aqueça o leite com a baunilha até ferver. Tire do fogo (retire a fava) e deixe esfriar um pouco. Numa batedeira, bata as gemas com açúcar até ficarem cremosas. Junte a farinha de trigo e o amido, batendo a mistura. Daí aos poucos adicione o leite à mistura de gemas, batendo cuidadosamente à mão. Leve esse creme ao fogo baixo e mexa sem parar (usei um fouet). Mexa até a mistura engrossar e ferver – quando as bolhas começam a estourar na superfície do creme. Deixe cozinhar por mais um minuto, mexendo vigorosamente, sem parar. Cuidado para não passar do ponto, senão vira um pudim!
Despeje sobre um refratário raso, alise bem e cubra com um filme plástico, bem rente ao creme (o filme colado à superfície do creme evita a formação de película de nata e não gruda). Leve à geladeira para esfriar.
Como gosto de creme realmente cremoso, eu adiciono um pouco de creme de leite. Quando o creme estiver frio e for hora de montar o bolo, antes de fazer isso bata o creme de leite fresco na batedeira, adicionando açúcar aos poucos, até ele ganhar consistência de chantilly. Daí vá misturando esse creme batido ao creme de baunilha que você acabou de tirar da geladeira, até ficar na consistência bem macia e cremosa que você deseja.

Montagem
3 caixinhas de morango (cerca de 600 g)
1 caixinha de blueberry (ou mirtilo)
3 colheres de açúcar
Açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de fazer
Quando o bolo estiver esfriando, corte os morangos em rodelas, reservando uns 20-25 inteiros para a cobertura e decoração (alguns inclusive como cabinho – tudo bem lavado, claro). Coloque os morangos fatiados numa vasilha e polvilhe com açúcar comum, misturando bem. Deixe o morango “marinar” um tempo nessa capa de açúcar.
O bolo já está frio? Desenforme com cuidado (o meu ainda estava um tantinho quente e quebrou levemente nas beiradas) e corte ao meio. Sobre a metade de baixo, espalhe o creme pâstissière generosamente (reserve um pouco para a cobertura), até obter uma camada espessa. Distribua os morangos “marinados” em açúcar por cima desse creme, cobrindo tudo, chegando às beiradas do bolo. Seja generoso!
Tampe com a outra metade do bolo assado. No centro do bolo, espalhe uma camada grossa de creme pâstissière, criando um disco de creme, deixando uma boa margem descoberta. Por cima desse disco, coloque os morangos inteiros, fazendo sua decoração. Complete a cobertura com a bolinhas azuladas dos blueberries. Para finalizar, peneira um pouco de açúcar de confeiteiro por cima do bolo montado, como se estivesse “nevando” sobre ele.
Voilá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s