As histórias de um homem gourmet

capaFoi uma festa de aniversário diferente. Tinha coxinha e outros petiscos. Tinha cerveja, drinques e refrigerante. Teve até bolo. A festa, porém, foi no shopping, mais especificamente numa livraria, e o aniversariante ficou sentado atrás de uma mesinha quase o tempo todo. Sim, era aniversário do chef (e amigo) Carlos Bertolazzi, mas era também o lançamento de seu livro iChef – Histórias e Receitas de um Chef Conectado (R$ 42, 224 pg., Ed. Tapioca). É claro que o Bertz aproveitou a ocasião pra servir a famosa coxinha de pato (aquela que fez sucesso até em Nova York) e o Aperol Spritz, drinque-símbolo de um dos seus restaurantes, o Zena Caffé (ele ainda é sócio da rede Per Paolo e do novo Carbone, além de apresentador do programa Homens Gourmet, da Fox Life).

Teve coxinha de pato!

Teve coxinha de pato!

O livro é uma divertida mescla de histórias da carreira do chef, em linguagem despojada, sem fotos, estilo conversa animada numa mesa de bar. Ele conta como largou o terno e a carreira segura num banco pra se aventurar no mundo da internet e, anos depois, na cozinha (sua viagem à Itália, os estágios em restaurantes famosos, como o Flipot e o El Bulli, e o surgimento de seus restaurantes). Ali estão também receitas de algumas delícias, como arroz de pato e suflê de maracujá, e outras que você come nos restaurantes do chef, como o spaghetti alla carbonara, do Zena.

Bertz me imortalizando (e a véia Katsuki junto!)

Bertz me imortalizando (e a véia Katsuki junto!)

Até esse blogueiro que vos fala aparece nas páginas do livro, como no trecho em que Bertolazzi conta nosso passeio pela Vila Mariana atrás de uma sobremesa que andava meio esquecida, mas acabou voltando à cena: cannoli. No caso, os excelentes cannolli do Alexandre Leggieri – não por coincidência, outra guloseima servida na diferente festa de aniversário de ontem. Enfim, já li quase o livro todo numa sentada e recomendo: é sempre interessante saber dos bastidores das cozinhas profissionais e tirar um pouco daquela ilusão de glamour do ofício de cozinheiro. Mas sem jamais deixar de lado as boas histórias – e o bom humor

Anúncios

Uma resposta em “As histórias de um homem gourmet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s