Já comeu uma bijajica? Aprenda a fazer!

bijajica5Empolgado com a sobremesa do menu de Santa Catarina do restaurante Brasil a Gosto ainda no ano passado, peguei a receita com a chef Ana Luíza Trajano das bijajicas com compota de maçã verde e creme de natas. Um tipo de bolinho de chuva bem turbinado. Hoje finalmente fiz e olha só como ficou. Manda ver na receita abaixo.

Para a bijajica
3 ovos
500 g de polvilho azedo
150 g de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa cheia de fermento em pó
100 ml de leite
800 ml de óleo para fritar

Para o creme de nata
400 g de nata
1 fava de baunilha
50 g de açúcar

Para a compota de maçã
800 g de maçã verde
300 g de açúcar
suco de 2 limões
2 unid. de canela em pau
3 unid. de cravo
300 ml de água

bijajica6Bijajica: misture o polvilho com o açúcar e a canela. Bata os ovos na batedeira até ficarem com textura leve e sem cheiro forte de ovo. Então adicione a mistura de polvilho. Aos poucos, coloque o leite até chegar a uma textura macia da massa, porém firme e seca. Finalize com o fermento em pó. Modelar a massa em rosquinhas de aproximadamente 25 g. Frite em óleo não muito quente, para que a massa não fique crua. Finalize com açúcar de confeiteiro e canela.
Compota de maçã: descasque as frutas, tire as sementes e corte em 8
gomos. Deixe na água com suco de limão para não escurecer. Em uma panela, faça um caramelo escuro com o açúcar e então adicione a água, o suco de limão, a canela e o cravo. Quando o caramelo estiver dissolvido, coloque as maçãs e deixe cozinhar por 10 minutos, devendo ainda ficar firmes.
Creme: coloque a nata em uma panela e esquente com a fava de baunilha e o açúcar, até fazer uma infusão, por 15 minutos. Eu ainda dei uma engrossadinha com um pouco de maisena dissolvida no leite. Resfrie e sirva gelado.
Para montar: coloque o creme de nata por baixo, a compota de maçã, as bijajicas quentes. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e umas pitadas de canela. Se quiser, finalize com farofa de paçoca (ou paçoca esfarelada). Rende 10 porções.

Anúncios

Uma resposta em “Já comeu uma bijajica? Aprenda a fazer!

  1. Eu conheço dois tipos de BIJAJICA, uma em forma de bolo e esta, ambas são deliciosas, e se eu não me engano a BIJAJICA que você postou é a BIJAJICA SERRANA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s