Receita pra arrasar: camarões gregos ao forno

camaroes 2Achei essa receita navegando pela internet, quase sem querer, e resolvi fazer no almoço de hoje: camarões gregos ao forno. E não poderia ser mais fácil. Não é exatamente barata, já que vai camarões grandes e queijo feta, mas rende para 4 pessoas e tem um sabor marcante. E é só assado! Venha conferir.

Camarões gregos ao forno

Ingredientes
De 500 a 700 g de camarões grandes (já limpos, sem casca)
1 kg de tomates bem maduros
1 xícara de cebolas cortadas em cubos
3 dentes de alho bem picados
1 colher de sopa de gengibre picado
2 pimentas dedo-de-moça (sem sementes e fatiada em tirinhas)
120 g de queijo feta (se quiser, substitua por queijo de cabra)
1 colher de chá de orégano seco
2 colheres de hortelã picada
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta

Modo de preparar
Aqueça 4 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande. Coloque a cebola picada e, um minuto depois, o alho, o gengibre e metade da pimenta. Tempere com sal e pimenta e refogue por uns 5 a 8 minutos, até que a cebola fique macia. Mas não deixe passar muito: diminua o fogo se notar que está ficando escura. Desligue o foto e reserve.
Numa panela, ferva água. Coloque ali os tomates e deixe uns 4 minutos. Retire e resfrie os tomates em uma bacia de água gelada. Com uma faca, faça uma cruzinha no tomate e retire a pele. Tire as sementes e corte os tomates em pedaços largos. Sim, você também pode usar tomates em lata já pelados.
Aqueça o forno em 205oC. Volte com a frigideira para o fogo e coloque os tomates. Tempere com sal e pimenta, adicione a outra metade da pimenta dedo-de-moça e cozinhe tudo, mexendo até que a mistura esteja suculenta e os tomates, macios. Isso dá uns 10 minutos. Despeje tudo em uma assadeira.
Numa bowl, tempere os camarões com 2 colheres de azeite de oliva, sal e pimenta. Misture bem para que todos camarões fiquem temperados. Arrume os camarões por cima da mistura de tomate e cebola refogados na assadeira. Espalhe queijo feta esfarelado por cima dos camarões e polvilhe com o orégano.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos. Quando perceber que o tomate está borbulhando, o queijo derreteu e os camarões estão bem rosados, o prato está pronto. Retire, deixe descansar por uns 3 minutos e espalhe a hortelã picada por cima. Sirva acompanhado de arroz ou batatas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s