Bolo de cenoura com especiarias, meu primeiro na batedeira nova!

Captura de Tela 2014-10-12 às 22.58.07Olá, amiguinhos! Depois de longas férias, viajando muito, volto a esse querido espaço pra falar dos restaurantes, das viagens e de… receitas! Sim, comprei minha famigerada batedeira da KitchenAid em Nova York – e valeu muito a pena (falarei disso depois no post sobre NYC). Hoje finalmente inaugurei a dita cuja com um receita indicada pelo querido amigo Rodrigo Cantarelli, do Recife. Trata-se de um bolo de cenoura e especiarias, com toques cítricos, do site Be Nice, Make a Cake. Apesar dessa cara de bolo inglês, ele não é pesado, muito menos seco: a massa leva laranja e muita cenoura ralada, o que a deixa molhadinha, macia mesmo. E a cobertura não é nada enjoativa – até porque leve limão. Vamos aprender?

Bolo de cenoura e especiarias

Captura de Tela 2014-10-12 às 22.58.28Ingredientes:
(massa)
250 g de manteiga sem sal e amolecida
250 g de cenouras descascadas e raladas
240 g de açúcar mascavo fino
5 ovos grandes (clara e gema separadas)
170 g de farinha com fermento
1 laranja (raspas da casca e suco)
1 colher de chá de fermento
100 g de nozes picadas grosseiramente
100 g de amêndoas moídas
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre fresco moído
1 pitada generosa de noz-moscada
1 pitada de sal

(cobertura)
200 g de cream cheese
100 g de mascarpone (eu não tinha, então fiz com 300 g de cream cheese e ficou bom também)
85 g de açúcar refinado
2 limões (raspas da casca dos dois e suco de um deles)

bolo cenouraModo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma. grande de bolo inglês (ou outra, sem problema) e forre com papel-manteiga.
Bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter uma mistura clara. Continue batendo e vá juntando as gemas, uma a uma. Adicione o suco de laranja e as raspas da própria.
Tire da batedeira e misture à mão a farinha, o fermento, as amêndoas, as nozes, as especiarias (canela, noz-moscada e gengibre), uma pitada de sal e a cenoura ralada. Misture até ficar homogêneo.
Na batedeira, bata as claras em neve até ficarem firmes. Incorpore as claras à massa aos poucos, misturando cuidadosamente, sem bater.
Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos (faça o teste do palito para ver se está bem cozida). O bolo cresce, mas nao fica super fofo, pois a massa é mais pesada mesmo. Porém, deve ficar macio. Quando estiver pronto, tire do forno e deixe esfriar por no mínimo uma hora antes de desenformar e colocar a cobertura.
Aliás, esse bolo fica muito gostoso sem cobertura também. Mas se quiser fazer como a receita original (eu fiz), vamos preparar o creme. Misture o cream cheese e o mascarpone (ou só o cream cheese) ao açúcar. Misture vigorosamente, mas na mão. Coloque as raspas de limão (reserve um pouco para a finalização) e misture mais. Depois, vá adicionando o suco de limão aos poucos, mexendo e verificando a consistência do creme (se colocar muito limão, a cobertura desanda e fica mole, daí tem de por mais queijo etc.)
Espalhe a cobertura cremosa generosamente por cima do bolo. Polvilhe com as raspas de limão e, pra dar um toque crocante, pique algumas nozes grosseiramente e jogue por cima. Voilá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s