Sobre a divertida estreia de Cozinha Sob Pressão

pressao2E o blog Que Delícia também vê TV! Sábado passado, estreou no SBT o reality show Cozinha Sob Pressão, versão do programa Hell’s Kitchen, apresentado pelo estouradíssimo chef escocês Gordon Ramsay. Aqui no Brasil, a disputa é comandada pelo chef Carlos Bertolazzi. O formato: 14 profissionais de cozinha disputam R$ 100 mil em barras de outro, passando por desafios em tempo apertado e condições tensas. E como foi a estreia? Muito boa e divertida. A edição é ágil, com produção afiada e ritmo acertado. O casting, no entanto, é bem heterogêneo: alguns candidatos são visivelmente superiores em técnica e tempo de cozinha, enquanto outros patinam na hora H.

pressao1A melhor coisa do programa é mesmo seu apresentador. Quem conhece Bertolazzi pessoalmente pode estranhar que um sujeito tão boa-praça encarne o papel do chef malvadinho. Mas consta que na cozinha o chef é exigente à beça e bravo. Mas Bertolazzi não caiu na armadilha de imitar Ramsay e seu estilo “o Diabo veste dólmã”. O chef brasileiro prefere a ironia do que o palavrão. Ele também grita, mas atinge mais os brios do candidato quando olha para um desastrado prato de yakisoba e pergunta “isso é só pra mim ou é pra dividir com uma família?”. Ou quando comenta “esse nhoque parece um cemitério indígena”. Aliás, o melhor momento do programa foi quando Bertolazzi pegou o nhoque de uma candidata (posteriormente eliminada) e atirou na mesa, enquanto a cozinheira olhava mortificada seu nhoquinho quicar como uma bola de ping-pong.
pressaoO ponto baixo do programa é a narração cavernosa, estilão SBT, com frases desnecessárias tipo “os candidatos estão tensos diante do chef” ou “quem será que Bertolazzi vai mandar pra casa?” Desnecessário. Ah sim, eu mesmo havia criticado o horário do programa – sábado, 18h – mas pensando bem é uma boa escolha, uma hora em que não se tem muito pra fazer, antes do jantar ou da balada. Aliás, como estava de férias ainda não vi o MasterChef, na Band, por isso não comentei aqui. Mas vou atrás dos episódios passados pra ver como anda aquela cozinha. E vamos torcer para que haja cada vez mais programas de cozinha na TV brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s