Como fazer em uma hora uma torta finlandesa de blueberry

blueberry1 cópiaMustikkapiirakka: o nome é quase impronunciável, mas o sabor é instantaneamente reconhecido como uma delícia por qualquer pessoa. Trata-se de uma torta de blueberry (ou mirtilo) tradicional da Finlândia. Achei a receita razoavelmente simples e decidi me arriscar – e ficou muito boa mesmo. Os ingredientes são bem fáceis de achar. O açúcar demerara é o menos comum da lista, mas você pode comprar em grandes supermercados ou em casas de produtos naturais – ou usar o açúcar branco mesmo. Então, bora fazer a torta finlandesa e arrasar na hora de servir.

 

IMG_7045Mustikkapiirakka (ou torta finlandesa de blueberry)

Ingredientes:
(massa)
150 g de manteiga sem sal, macia.
150 g de açúcar demerara
1 ovo grande
200 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de café de essência de baunilha

(recheio)
400 g de blueberries frescos (lavados e escorridos)
250 ml de iogurte grego regular (nada de light) ou sour cream
50 g de açúcar demerara
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha

FullSizeRenderModo de fazer
Unte e polvilhe farinha em uma forma redonda ou pirex de 25 cm de diâmetro. Pré-aqueça o forno a 200oC. Bata vigorosamente a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Bata o ovo cuidadosamente, com a essência de baunilha. Misture bem a farinha peneirada e o fermento, mas sem bater, até obter uma massa macia e levemente pegajosa.
Coloque a massa no pirex (ou forma), espalhando com as mãos enfarinhadas, para que as beiradas da forma também sejam revestidas com a massa. Espete a massa com um garfo algumas vezes e leve ao forno por 10 minutos.
Enquanto isso, misture bem numa tigela açúcar, iogurte, ovo e baunilha (eu coloquei uma colherinha de chá de maisena, pra ajudar a firmar logo). Tire a forma do forno, espalhe os blueberries por ela, distribuindo bem, e depois despeje a mistura por cima.
Leve ao forno novamente por uns 30 a 45 minutos (até que o creme esteja mais firme). Desligue o forno mas deixe a torta lá dentro até que a superfície se firme (são mais uns 10 minutos). Formas de vidro são ótimas para você ver se a massa não está assando demais (a minha quase acontece isso).
Retire do forno e deixe esfriar. Pode servir sem acompanhamento ou com sorvete ou creme (bati um chantilly e dei uma leve polvilhada com canela em pó para dar aroma.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s