Quarta-feira passada recebi um convite irrecusável: um jantar no Arola Vintetres especialmente preparado pelo chef espanhol Sergi Arola, em passagem de uma semana pelo Brasil. Sentado à mesa com ele, aprendi três coisas: 1) ele é fã da banda americana Foo Fighters; 2) a atriz que mais o encanta (em todos os sentidos) é a inglesa Keira Knightley; 3) de todos os vegetais do mundo inteiro, o que ele mais ama é o palmito brasileiro. Porém, o mais importante sobre o homem eu já sabia anos antes de conhece-lo ao vivo: seu talento. E nem estou falando dos vários prêmios e das duas estrelas no Guia Michelin, mas da cozinha autoral que ele pratica em seus vários restaurantes, itens criativos e bem executados, mas sem afetação nem “raio gourmetizador.” Enfim, foi uma ótima degustação com vários exemplos das tapas quentes e frias, além dos pratos, que são sucesso nos restaurantes de Sergi e que estão no cardápio do Arola em SP. Como as marcantes patatas bravas e tortillas de batata (na foto) e outras delícias que seguem abaixo.
Esse é pra refrescar: ceviche de pargo com manga e guacamole.
Um dos pontos altos do menu: salpicão de centolla (caranguejo gicante). Simples, mas rico em sabores e texturas.
Carpaccio de Kobe beef, com fatias tão finas e macias que chegam a ser cremosas na boca.
Ajoblanco, uma sopa fria típica da Andaluzia: emulsão de amêndoas e alho, gelatina de uva, melão e tosta de pão. Surpreendente.
Vice-campeão da noite: polvo guisado na brasa com batatas bravas. Textura sensacional e ainda um gostinha de brasa no fim. O chef me disse que é um dos itens mais pedidos em seu restaurante em Madri.
Meu preferido: filé ibérico confitado com abacaxi, endívias e quenelle de batata e pancetta. Carne desfiando, com sabor marcante, perfeitamente combinada com a doçura da fruta e a maciez da batata.
Rabo de boi servido em ravioli de massa wonton. Surpreendente.
Arroz cremoso de lagosta. Bom, mas foi o prato menos interessante da noite.
A sobremesa foi Chocolate 1, 2, 3, 4, 5: ou seja, cremoso, sorvete, espuma, gelée, crocante e sopa.
Foto ruim, mas pra marcar a data: com o chef Sergi Arola e a querida Larissa Januário, do site Sem Medida.
E pra fechar: além da ótima comida e da boa companhia, pense num jantar com essa vista…
Arola Vintetres – Hotel Tivoli, Alameda Santos, 1437, 23º andar, Jardins, tel. (11) 3146-5901, www.arolavintetres.com.br