Receita rápida e incrível: frango spicy com laranja e gengibre

frango spicy 2Hoje larguei um pouco os doces e investi num novo prato: frango spicy com laranja e gengibre. Taí uma receita fácil, prática e bem saborosa pra receber amigos sem ter de ficar horas na cozinha ou mesmo para uma refeição rápida a dois. E o resultado é ótimo: um prato razoavelmente leve, que combina tons picantes e cítricos com um leve toque adocicado, e muito versátil: você pode servir com arroz branco, arroz integral ou cuscuz de vegetais. O importante é: prepare o frango uma hora antes e depois finalize 15 minutos antes de servir. Essa porção rende para 4 pessoas. Confira.

Frango spicy com laranja e gengibre

Ingredientes:
1 kg de peito de frango, limpo, desossado e cortado em tiras (ou cubos)
1 xícara de suco de laranja espremida na hora
2 colheres de chá de casca de laranja ralada
¼ de xícara de shoyu (usei o light)
3 colheres de sopa de gengibre fresco bem picado
2 colheres de sopa de alho bem picado
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de pimenta sriracha (aquela que vem num frasco)
1 ½ colher de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de chá de açúcar mascavo
¼ de colher de chá de pimenta branca moída
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de água fria
¼ de xícara de cebolinha picada

frango spicy 1Modo de fazer:
Em uma tigela, adicione suco e raspas de laranja, vinagre, shoyu, alho, gengibre, uma colher de sopa de azeite, pimenta sriracha, pimenta branca e açúcar mascavo. Misture bem.
Coloque o frango em um saco plástico e despeje sobre ele 1/3 da marinada acima. Feche e leve à geladeira por uma hora. (isso pode ser feito em um recipiente, como tuppeware). Reserve os 2/3 da marinada para o molho.
Já deu tempo? Retire o frango da geladeira e dispense a marinada que estava ali. Numa frigideira grande (melhor se for wok), esquente bem uma colher de azeite, em fogo alto. Quando estiver pelando, coloque metade das tiras de frango e deixe dourar por 5 minutos, mexendo de vez em quando para cozinhar por igual. Retire o frango e faça o mesmo com a outra metade das tiras. Reserve.
Abaixe o fogo pra médio-alto e na mesma wok coloque os 2/3 de marinada para cozinhar, até ferver. Enquanto isso, numa tigelinha à parte, misture a maisena a a água. Adicione essa mistura à marinada fervente e deixe ferver por mais um minuto, mexendo sempre, até engrossar e pegar uma bonita cor caramelada.
Adicione o frango e deixe cozinhar mais um minuto ou dois, para o frango ficar aquecido e bem besuntado com o molho grosso. Na hora de servir, coloque sobre uma porção de arroz (ou cuscuz) e salpique com cebolinha. Está pronto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s