Outro dia fiz um post sobre meus cinco pudins de leite preferidos dos restaurantes em São Paulo (que você pode ler aqui) e um dos que mais chamou atenção do Holy Burger: o pudim de leite condensado que chega à mesa na latinha. Além da apresentação charmosa, o doce é uma maravilha de sabor e cremosidade. Recebi tanto pedido de leitor que acabei descolando a receita com Gabriel Prieto, sócio do Holy Burger. Ainda não fiz em casa, mas já vou dar aqui pra quem quiser testar – e depois me contar. Ah, a receita abaixo rende 15 pudins, então você pode preparar um terço e fazer 5 unidades – ou fazer os 15 pudinzinhos e chamar amigos pra comer, sem se esquecer do blogueiro aqui.
Pudim de leite condensado e cumaru
Ingredientes:
900 ml de leite
900 ml de leite condensado
600 g de creme de leite
9 ovos
2 sementes de cumaru (se não tiver cumaru, pode usar amburana ou cumarina, que podem ser compradas até em sites. Nada de essência de baunilha, segundo o pessoal do Holy. #xati)
Modo de preparo:
Rale as duas sementes de cumaru e coloque no leite. Leve-o ao fogo e deixe mornar. Desligue e reserve. Misture o creme de leite e o leite condensado com fouet (na mão).
Em uma vasilha à parte, bata os ovos com fouet (na mão) e depois peneire. Junte os ovos com a massa e acrescente, depois de peneirar, o leite com cumaru. Reserve e deixe descansar um dia na geladeira.
Numa panela, faça um caramelo com açúcar, mas sem deixar duro. Caramelize as latinhas de leite condensado vazias, despejando no fundo. Daí despeje a massa do pudim até faltar um dedo nas latas. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC e deixe cozinhar em banho-maria por uma hora. Depois, coloque na geladeira para esfriar completamente. Na hora de servir, é só passar uma faca ao redor do pudim para ajudar a soltá-lo da lata e… ser feliz!
Holy Burger – R. Dr. Césario Mota Jr., 527, Sta. Cecília, tel. (11) 4329-9475
Voce saberia me dizer por quanto tempo esse pudim pode ser conservado na geladeira?
Nao tenho ideia! Mas acho que depois de dois ou três dias, qualquer coisa pega “gosto de geladeira”.
Este pudim é divino, para quem não conhece, vale muito a pena dar uma passada la no Holy, alem do lugar ter uns burgers deliciosos…