Receita de pumpkin pie, a torta de abóbora para o Halloween

IMG_1453O Halloween chegou mais cedo em casa! Esse fim de semana testei uma receita de torta de abóbora, a famosa pumpkin pie americana). Lá, eles servem esse doce principalmente no Dia de Ação de Graças, no Natal e no Halloween. Daí que na semana passada meu amigo Carlos Casagrande comentou que estava morrendo de vontade de comer a torta e fui atrás de uma receita. Achei várias e acabei seguindo (com algumas adaptações) a do site Joy of Baking, da super craque Stephanie Jaworski. Simples e gostosa, a torta é bem fácil de preparar – a parte mais trabalhosa é fazer um purê da moranga (sim, tem de ser de moranga), que nos EUA já vem pronto em lata. Mesmo assim, é tudo bem prático de fazer o resultado fica uma delícia. Vamos lá?

Torta de abóbora

Massa
1 ¼ xícara de farinha peneirada
1 colher de sopa de açúcar
½ xícara de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos pequenos
½ colher de chá de sal
¼ de xícara de água gelada

Num processador, misture a farinha, o açúcar e o sal. Depois, coloque a manteiga e processe por 15 segundos, até ficar bem misturada. Adicione aí a água bem aos poucos, até obter a consistência ideal da massa.
Espalhe um pouco de farinha numa superfície lisa, faça uma bola com a massa a abra um pouco, até forma um disco grosso. Ensaque e leve à geladeira por 30 minutos (enquanto isso você pode fazer o purê de moranga).
Passado esse tempo, abra a massa em um disco maior, de uns 30 cm de largura e 0,5 cm (mais ou menos) de espessura. Coloque esse disco sobre uma forma redonda de 23 cm de diâmetro, untada, e ajuste a massa para ficar bem certinha, tirando os excessos da borda e decorando como quiser (usei os nós dos dedos mesmo).
Cubra com um plástico e leve à geladeira por mais 20 minutos.

IMG_1444Recheio
3 ovos grandes
2 xícaras (450g) de purê de moranga (veja como fazer abaixo)
½ xícara de nata (se não tiver tente com creme de leite da caixinha sem soro; quanto mais gordura, melhor)
½ xícara de açúcar mascavo (coloquei um pouquinho mais, quase ¾)
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de gengibre em pó
¼ colher de chá de cravo em pó
1 ou 2 pitadas de sal
1 colher de café de maisena

Para o purê de moranga: descasque e tire as sementes de meia moranga média (cerca de 1 kg). Corte em cubos grandes. Espalhe numa assadeira, cobra tudo com papel alumínio e leve ao forno médio por uns 30 minutos, ou até que os cubos estejam macios. Espere esfriar um pouco e amasse tudo, ou passe no processador. Atenção: a abóbora solta muita água, então sugiro fazer esse purê bem antes e colocar num escorredor, para deixar o líquido sair. Eu ainda dei uma boa espremida numa peneira antes de usar no recheio (1 kg de abóbora acabou resultando em menos de 500 g de purê, que era o que precisava). Agora vamos ao recheio.
Numa tigela grande, bata os ovos brevemente. Adicione os ingredientes secos e misture bem, sem bater (não se deve bater essa recheio, apenas misturar bem).
Adicione a abóbora, e depois a nata, até obter uma mistura homogênea. Dilua a maisena com um pouquinho de água fria e misture tudo (não exagere na maisena, senão o recheio ganhará uma textura errada de pudim, e não queremos isso!).

Montagem

Aqui tem um “pulo do gato” interessante. Como a abóbora tende a soltar água, você pode criar uma camada de “proteção” entre o recheio e a massa. É fácil: toste no forno rapidamente (uns 8 min) cerca de 25 gramas de pecan, ou castanhas (misturei de caju e do pará). Moa num processador. Adicione 25 gramas (cerca de 3) cookies de gengibre, coco ou castanha mesmo (nada de chocolate nem frutas cítricas!). Espalhe essa farinha por cima da massa, no fundo da torta, e aperte bem, sedimentando a camada.
Agora sim, despeja o recheio cuidadosamente e iguale a superfície com uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 45-55 minutos.
A torta estará pronta quando a borda da massa estiver dourada e quando você espetar uma faca no recheio e ela sair quase seca (o meio da torta sempre parece mais úmido, e tudo bem, é assim mesmo).
Retire do forno e deixe esfriar antes de comer. Você pode servir a torta pura ou com chantilly. Feliz Halloween!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s