Receita de torta de cerejas frescas da Vovó Donalda (ou quase)

IMG_3845 Essa torta nasceu no Facebook. Explico: essa semana a Lavinia Carvalho postou umas fotos maravilhosas de uma torta de cereja frescas que havia feito. Morri de elogiar e no dia seguinte ganhei um pedaço na agência – que devorei escondido, feito moleque do ginásio que é esganado e não quer dividir a guloseima com ninguém. #humpf
Claro que pedi a receita, que ela gentilmente cedeu, e aqui está o resultado. É relativamente simples e o resultado, excelente. Uma torta gordinha, bem recheada, daquelas que lembram as tortas que a Vovó Donalda assava quando Donald e seus sobrinhos iam visita-la no sítio.

 

assadaAlgumas considerações: escolha as cereja mais maduras possíveis (tipo mais escuras), pois são mais doces. Caso estejam mais azedinhas coloque uma xícara inteira de açúcar e um tiquinho a mais de essência de baunilha. Ah, o melhor “segredo” dessa receita é usar tapioca granulada no lugar de maisena no recheio, pois cria uma geleia leve onde as cerejas se firmam. Qualquer supermercado tem, inclusive da Yoki.

 
Torta de cerejas frescas

Ingredientes
Massa:
2 ½ xícaras de farinha peneirada
200 g de manteiga sem sal gelada (isso é importante), cortada em cubinhos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1/3 a ½ xícara de água gelada

Recheio:
1 kg de cerejas frescas
suco de 1/2 limão
3/4 a 1 xícara de chá de açúcar (dependendo de quão doce está a fruta)
4 colheres de sopa de tapioca granulada
½ colher de chá de essência e baunilha (opcional)
(se quiser, pode acrescentar 1 cálice de licor de cereja ou de cassis)

Finalização:
1 gema
2 colheres de sopa de açúcar (usei o demerara, mas pode ser o cristal)

prefornoModo de preparar
Corte as cerejas pela metade e retire os caroços das cerejas (isso REALMENTE é chato, mas tem de fazer). Numa vasilha grande, misture as cerejas com o limão, o açúcar, a baunilha e 3 colheres de sopa tapioca granulada. Reserve.
Em um processador, misture rapidamente os ingredientes secos (farinha, açúcar e sal). Adicione os cubos de manteiga e pulse a mistura aos poucos (nada de bater em velocidade!). Aos poucos, a mistura vai se tornando uma farofa, com alguns pedaços de manteiga. Não tem problema. Mais dois pulsos e pronto.
Adicione a água gelada aos poucos, uma colher de sopa por vez e dê um pulso. Repita a operação até que a massa se forme. É bem rápido, na terceira ou quarta dose de água a massa já está pronta.
Coloque sobre uma superfície lisa e junte tudo delicadamente, até formar uma bola de massa que não grude. Divida em dois (uma parte um pouquinho maior que outra), enrole separadamente em um filme plástico e leve à geladeira por meia hora e vá fazer o recheio.
Já deu o tempo? Tire da geladeira a porção de massa maior. Sobre uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo (também enfarinhado), sempre do centro para as pontas. Abra um pouco e gire a massa no sentido horário, tentando fazer um círculo de uns 30 cm. Tome cuidado pra não ficar muito fina, nem muito grossa, mas bem lisa e uniforme.
Pegue uma forma redonda de 23 cm de diâmetro, untada, e coloque a massa por cima (um truque bom é enrolar bem folgadamente a massa no rolo e desenrolar por cima da forma). Ajeite a massa na forma, cobrindo bem o fundo e as laterais, deixando as sobras de massa pra fora. Cubra com filme plástico e leve de volta ao refrigerador.
Agora abra a outra porção da massa do mesmo jeito, formando um círculo um pouco menor, que será a “tampa” da torta. Coloque em uma assadeira reta, sobre papel manteiga, cubra com plástico e de volta à geladeira por uns 15 minutos. A massa está pronta!
Tire a tampa da torta da geladeira uns 10 minutos antes de montar a torta. Depois, pegue a parte de baixo, recheie com as cerejas e espalhe uniformemente.
Agora faça o mesmo método do rolo: enrole a massa da tampa folgadamente e desenrola sobre a parte de baixo recheada. Vá tirando as sobras de massa e formando a beirada mais grossa, com os dedos.
Pincele a torta com uma gema e espalhe o açúcar demerara uniformemente por cima da superfície. Com uma faca afiada, corte pequenas aberturas perto do centro, para pode liberar os vapores na hora em que a torta assar.
Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC e deixe assar por uns 40 minutos. Quando ela estiver dourada, faça o teste, enfiando a faca delicadamente em uma das aberturas da tampa: você tem de sentir as cerejas macias, não deixando que percam sua forma ou virem um purê.
Retire a torta do forno e deixe esfriar por uma hora e meia. Pode cortar na forma ou desenformar (com cuidado!). Sirva pura ou com sorvete de creme ou com chantilly.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s