Sobremesas pra quem faz dieta? Aqui tem 2 receitas (e de uma salada também)

Bolo de cacau com calda de framboesa: gostoso e levinho!

Bolo de cacau com calda de framboesa: gostoso e levinho!

Se você adoro doces como eu, entende a minha dificuldade com dietas: um formigão sofre longe do açúcar. E tem vezes que não adianta fruta ou nada light: você PRECISA de algo doce mesmo, tipo um quindim ou uma boa barra de chocolate. Porém existe um “truquinho” pra quem está querendo perder peso: na maior parte do tempo, corra do açúcar branco refinado, que é um dos maiores venenos de qualquer regime, e consuma sobremesas feitas com ingredientes funcionais, que matam um pouco essa vontade de doce e não botam pra perder todo seu sacrifício. As receitas abaixo são da nutricionista goiana Carolina Morais, autora do livro Projeto Verão pra Vida Toda. Conheci a Carol na Semana da Culinária no spa Lapinha e fiquei bem animado com suas receitas. “O importante nem é a quantidade de calorias, mas o índice glicêmico dos ingredientes e sua funcionalidade no organismo”, me disse Carol.

A nutricionista Carolina Morais (sim, vai ter receita de salada também!)

A nutricionista Carolina Morais (sim, vai ter receita de salada também!)

E pra não dizerem que só penso em doce, inclui na lista uma salada deliciosa que ela preparou em minutos na nossa frente – e que também ajuda muito a encher a barriguinha sem perder a linha. Só não esqueça de uma coisa muuuuito importante: mastigue muito. Coma com calma. O organismo demora 20 min para entender que está sendo “abastecido” e mandar sinais de saciedade para o cérebro. Ou seja: você come menos e se satisfaz mais. #dicadoFerraro

bolo2Bolo de cacau

Ingredientes
½ copo de farinha de coco (veja no item “leite de castanha” abaixo)
¼ copo de cacau em pó
¼ colher de chá de sal marinho
½ colher de bicarbonato de sódio
4 ovos
½ copo de melado de cana
1 copo de banana prata ou nanica amassada (a nanica adoça mais)

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ingredientes secos (farinha de coco, cacau, sal e bicarbonato) . Bata os ovos o melado. Misture com os ingredientes secos e as bananas amassadas. Coloque numa forma untada e polvilhada com cacau. Deixe assar entre 18 e 22 minutos. Se quiser pode fazer essa receita como cupcake; daí é só assar em seis forminhas individuais. Para a calda, coloque uma xícara de frutas vermelhas (framboesa, blueberry e morando, por exemplo) numa panelinha e uma xícara de suco de laranja natural (ou um pouquinho mais, vai do seu olhômetro). Deixe no fogo médio e mexa para não grudar, até o líquido reduzir o suficiente para você ter uma caldinha.

Pavê de abacaxi da Carol

Pavê de abacaxi da Carol

Pavê de abacaxi light

Ingredientes
Biscoito:
½ banana prata ou nanica
½ copo de resíduo de leite de amêndoa ou castanha do pará (veja abaixo)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de ghee (manteiga clarificada)
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sobremesa de açúcar de coco ou mascavo

Creme branco:
2 copos de leite de amêndoa (ou castanha do pará)
2 colheres de sopa de aveia em flocos
Mel a gosto
Doce de abacaxi:
1 xícara de abacaxi picado
1 copo de suco de laranja natural
1 copo de água filtrada
1 colher de sopa de melado de cana

Modo de preparo
Primeiro o biscoito. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Amasse a banana e misture com todos os ingredientes. Coloque no fundo de uma forma grande e prense bem com os dedos. Leve ao forno até ficar dourado. (dica: esse biscoito pode ser servido assim, como um cookie leve – e você pode adicionar passar, chips de cacau, blueberry seco etc)
O creme: leve ao fogo o leite de amêndoas com aveia, mexendo até chegar o ponto de mingau. Desligue o fogo, adicione o mel e reserve (Se quiser mais firme, misture umas gotinhas de limão, cubra e deixe na geladeira).
Agora, o doce de abacaxi. Leve a fruta picada ao fogo com água e suco de laranja. Quando o abacaxi estiver cozido, quase em ponto de calda, adicione o melado de cana e mexa bem. Não deixe secar muito para ficar um caldinho.
Montagem:
Em tacinhas individuais ou numa forma maior, coloque no fundo o biscoito esfarelado grosseiramente. Cubra com o creme branco e, por último, o doce de abacaxi. Cubra com plástico, leve à geladeira (quanto mais tempo melhor) e tire apenas antes de servir. (obs: na aula, acabamos fazendo menos doce do que devíamos, por isso o pavê não ficou bem coberto pela fruta. Capriche no seu doce de abacaxi para cobrir bem a sobremesa!).

Leite de castanha do pará
(ou de amêndoa ou de coco)

Ingredientes
1 xícara de castanha do pará (ou amêndoa sem pele)
2 xícaras de água (para a hidratação)
1 xícara (ou mais) de água filtrada ou água de coco (para receitas doces).

Modo de fazer
Hidrate a castanha. Deixe-a de molho em duas xícaras de água por no mínimo 8 horas. Depois, coe e descarte essa água. No liquidificador, bata a castanha com água filtrada ou água de coco. A proporção para uma xícara de castanha é a seguinte: uma xícara de água se quiser um leite mais grosso e até 3 xícaras de água se quiser um leite mais ralinho. Coloque tudo num pano ou gaze para coar (com uma peneira embaixo e um bowl). Vá torcendo o pano para o leite escorrer pela peneira e chegar ao bowl bem coado. Está pronto! Guarde o resíduo sólido da castanha para fazer doces ou mesmo uma farofa.
No caso do coco, compre a polpa fresca já ralada ou use aquele coco seco, de casca marrom, e tire a casca e pele antes de liquidificar (dica: coloque um pouquinho no forno quente pra soltar mais fácil). Não há necessidade de hidratar o coco, pois ele já vem com água dentro (que você pode, incluive, usar em receitas ou beber). Bata, passe no pano fininho (e peneira) e pronto: você tem leite e farinha de coco.

saladaSalada vietnamita

Ingredientes
1 xícara de manga verde cortada em cubos ou espaguetada
1 xícara de cenoura em lascas ou espaguetada
1 xícara de pepino fatiado em meia-lua
2 colheres de sopa de cebola roxa fatiada em meia-lua
2 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca e sem sal
Sal a gosto

Molho:
4 colheres de sopa de água filtrada
Limão tahiti
Mel de açúcar de coco ou mascavo
Molho de peixe (nampla)
Shoyu sem glutamato monossódico

Modo de fazer
Como você viu, não há quantidades exatas no molho. Comece com a água e vá adicionando duas colheres de shoyu e uma de nampla, esprema meio limão e coloque uma colher de sobremesa de mascavo. Misture e experimente. Vá ajustando os ingredientes conforme seu gosto. Quando estiver do jeito que você gosta, com um toque adocicado, um toque cítrico e equilíbrio entre a intensidade do shoyu e do nampla, está pronto. Daí misture os vegetais, regue com esse molho e finalize com o amendoim.

Anúncios

Uma resposta em “Sobremesas pra quem faz dieta? Aqui tem 2 receitas (e de uma salada também)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s