Receita vapt-vupt de bolo de cranberry com laranja

boloMeu irmão é sócio do Sam’s Club. Outro dia me levou lá com ele e obviamente comprei um monte de coisa – alguns itens têm preços tentadores demais. Um deles foi um pacote de 1 kg de cranberry desidratado, que saiu por R$ 29. Adoro misturar na granola ou no iogurte, e além e gostoso faz bem aos rins (coisa de véia, né? Mas é verdade!). Mas… é muito cranberry, então fui atrás de receitas com a fruta e me deparei com esse bolo de cranberry com laranja. A única “dificuldade” era o sour cream (creme azedo), que não se encontra facilmente. Daí fiz a receita caseira do sour cream (1 xícara de creme de leite fresco + 1 limão espremido; bata bem com um fouet até ficar consistente) e resolvido o problema. Outra coisa: preparei uma calda de cranberry pra acompanhar, porque o bolo em si vai pouco açúcar e achei que pedia um toque a mais – e realmente ficou melhor. Mãos à obra?

 

formaBolo de cranberry com laranja e calda de cranberry

Ingredientes:
(para o bolo)

1 xícara de cranberry desidratado
½ xícara de suco de laranja natural
1 colher cheia de raspas de laranja
2 ovos grandes
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá bem cheia de fermento
½ colher de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de cravo em pó
¼ colher de chá de sal
½ colher de chá de essência de baunilha (coloquei quase uma!)
½ xícara de creme azedo (veja texto acima)
½ xícara de manteiga sem sal

(para a calda)
2 ½ xícaras de suco de cranberry
1 ½ xícaras de cranberry desidratado
2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
1 ½ colher de sopa de açúcar (podem ser 2, se quiser uma calda mais doce)

Modo de fazer:
(o bolo)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma média redonda ou uma quadrada de uns 20×20 e polvilhe com farinha. A receita não é para bolo grande e a massa é meio pesada, então não coloque em forma muito grande senão fica baixo.
Misture os secos (farinha, cravo moído, fermento, sal e bicarbonato) numa tigela e reserve. Em outra, misture delicadamente os ovos, o suco de laranja, a baunilha e o creme azedo.
Numa batedeira, bata o açúcar com a manteiga por 3 minutos até obter uma mistura uniforme. Adicione as raspas de laranja e a mistura dos ovos, aos poucos. Pare de bater, raspe as laterais da tigela com uma espátula e volta a bater, para ficar bem misturado.
Adicione a mistura de farinha aos poucos, tipo ½ xícara por vez, batendo bem, e continue a raspar as laterais quando preciso.
Depois de colocar toda a farinha, bata em velocidade média por mais 30 segundos e tire da batedeira. Adicione o cranberry e misture com uma espátula. Coloque na forma e leve ao forno. Deixe assando por 35 a 40 min. Faça o teste do palito: se sair sequinho, o bolo está pronto.

calda(a calda)
Coloque numa panela duas xícaras de suco de cranberry, o açúcar e as frutas desidratadas. Deixe em fogo alto até ferver. Daí baixe o fogo e deixe cozinhando por mais uns 5 a 10 minutos, até os cranberrys incharem e o líquido reduzir um pouco.
Numa tigelinha à parte, dissolva a maisena em ½ xícara de suco de cranberry. Adicione a mistura na calda da panela e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, para engrossar. Prove o açúcar, tire do fogo e coloque em um recipiente de vidro. Depois que esfriar, pode servir. Aliás, pode usá-la também para cobrir um cheesecake, por exemplo. #ficadica

Dica do Ferraro para servir o bolo:
Corte uma fatia, sirva com uma generosa porção de chantilly e uma boa colherada de calda de cranberry.
corte

Anúncios

Uma resposta em “Receita vapt-vupt de bolo de cranberry com laranja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s