Receita fácil de bolo de chocolate com Jack Daniel’s

 

IMG_1195Eu gosto de bolos de chocolate, mas estão longe de ser meus preferidos. Em geral, gosto de sobremesas que levam cremes, frutas e castanhas. Chocolate gosto mesmo em barra. Mas quando vi a receita desse bolo de chocolate com whiskey, fiquei bem curioso com o resultado (olha aí o encosto de Heleninha Roitmann batendo forte aqui). Pesquisando mais, descobri que você pode usar whiskey americano (como o Jack Daniel’s), bourbon (como Jim Beam) e até irish whiskey (como Jameson). De resto, é uma das receitas mais simples que já fiz – nem precisei usar a batedeira, foi tudo na mão (com um bom fouet). Vamos lá?

Bolo de chocolate com Jack Daniel’s

Ingredientes:
1 xícara de cacau sem açúcar (NÃO é chocolate em pó, é cacau mesmo!), mais 3 colheres de sopa para a forma
1 ½ xícara de café (coado ou expresso) sem açúcar
½ xícara de Jack Daniel’s
225 g de manteiga sem sal em cubos (pouco mais que um pacote)
2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de farinha peneirada
1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ de colher de chá de sal
¼ de colher de chá de cravo moído (opcional)
¼ de colher de chá de pimenta preta moída na hora (opcional)
2 ovos grandes na temperatura ambiente
2 colheres de chá de essência de baunilha

bolo horizontalModo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte bem forma com manteiga e polvilhe dentro dela 3 colheres de cacau em pó, batendo para tirar o excesso.
Numa panelinha, aqueça a manteiga, o café, o cacau e o whiskey em fogo médio. Mexa até derreter toda a manteiga, tire do fogo, coloque numa tigela e misture o açúcar até ficar homogêneo. Deixe dar uma esfriada por 5 minutos.
Num recipiente à parte, misture os ingredientes secos: farinha, bicarbonato, sal, cravo e pimenta.
Numa tigelinha à parte, bata com um fouet os ovos e a baunilha. Adicione à mistura de manteiga, cacau e whiskey, batendo à mão.
Vá adicionando a farinha e batendo devagar, para incorporar bem os secos e deixar a mistura bem homogênea. A massa fica bem escura, meio fina e cheia de bolhas (mas não pode ter pelotas de farinha, ok?)
Coloque na forma, dê duas batidinhas na pia (pra tirar bolhas de dentro) e leve ao forno. O bolo deve assar entre 40 e 50 minutos. Como é muito escuro, não dá pra saber se está bom só de olhar – você terá de fazer o teste do palito pra saber se ficou pronto (quando o palito sair seco).
Bolo assou? Tire do forno e deixe esfriar. Em geral cubro com um pano de prato seco por uns 15 minutos, pra não pegar um golpe de ar e murchar, depois descubro e deixo esfriando normalmente.
Depois de um hora, desenforme e está pronto. Você pode servi-lo sem nada (comi quentinho e estava boooom…), ou pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima ou ainda servir com chantilly batido na hora. Como não é um bolo muito doce e tem sabor marcante (whiskey, café), você pode fazer uma calda de chocolate e despejar por cima (testei e ficou uma delícia também).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s