Brasil tem seu primeiro london dry gin

Coffee Negroni, drinque feito a partir do novo gin Arapuru, produzido no Brasil

Coffee Negroni, drinque feito a partir do novo gin Arapuru, produzido no Brasil

Vocês sabem do apreço que tenho por gin (pode dizer gim que tambem está certo). Escrevi várias matérias sobre isso, pesquiso marcas e coquetéis, curto fazer em casa meu próprio dry martini ou negroni, praticamente ando colecionando garrafas. Assim, fiquei bem contente quando eu soube do lançamento de um london dry gin no Brasil – e produzido a 140 km de São Paulo. Ontem finalmente provei o Arapuru, nome emprestado do famoso pássaro canoro da Amazônia (na verdade, uma corruptela de uirapuru), o gin produzido em Cerquilho (SP). A receita, elaborada pelo mestre-destilador inglês Rob Dorsett, conta com 12 botânicos – inclusive alguns ingredientes brasileiros, como imbiriba, puxuri, pacová, caju e frutos da aroeira, além dos tradicionais zimbro (ainda importado), coentro, canela e cascas de cítricos.

O bartender do SubAstor e do Astor, Fabio La Pietra, e o novo gin

O bartender do SubAstor e do Astor, Fabio La Pietra, e o novo gin

A coisa toda saiu da cabeça do eslovaco Mike Simko, que veio para o Brasil há três anos e fez uma verdadeira imersão na cultura brasileira. A ideia de produzir por aqui o primeiro London dry gin (até o álcool vêm de cana brasileira) deu certo: gostei do sabor e da combinação única do Arapuru, sem contar o lindo rótulo inspirado no modernismo e na art-déco. Em agosto, o bebida será servida exclusivamente nos bares Astor e SubAstor, no Rio e em São Paulo. O bartender chef das casas, o italiano Fabio La Pietra, elaborou uma carta especial de drinques à base do Arapuru, com receitas autorais e algumas criadas pelo Erik Lorincz, do American Bar do Hotel Savoy, de Londres. Como o delicioso coffee negroni, meu preferido da noite: gin Arapuru, Cárpano Clássico e Campari, misturados e posteriormente prensados sobre uma colher de pó de café. Outra maravilha é o gin tônica com caju e limão.

Bolinho de arroz harmoniza com negroni? Siiiiim!

Bolinho de arroz harmoniza com negroni? Siiiiim!

Ficou curioso? No site da bebida tem todas receitas. Ali você também pode comprar o Arapuru por R$ 120 (preço especial de lançamento).

Bares Astor e Subastor – Rua Delfina, 163, Vila Madalena, São Paulo, tel. (11) 3815-1364; Av. Vieira Souto, 110, Ipanema, tel. (21) 2523-0085, www.subastor.com.br 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s